Advogados obrigados a denunciar clientes por suspeitas de lavagem de dinheiro

A lei, que entra em vigor a 18 de setembro, coloca advogados, notários e bancos numa lista de entidades que não podem avisar um cliente e sim ajudar o DCIAP caso se apercebam de algo suspeito.

A partir de 18 de setembro, entra em vigor uma lei que proíbe os advogados de avisarem os seus clientes sobre investigações de que sejam alvo, além de terem de enviar ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) toda a informação de que disponham sobre suspeitas de branqueamento de capitais e de financiamento de terrorismo, avança esta sexta-feira o Diário de Notícias.

Segundo o jornal, esta e outras regras estão num pacote de medidas de combate ao branqueamento de capitais e financiamento de capitais e prevê ainda novos deveres de prevenção e controlo de operações, transações e negócios dos quais possam resultar quer a lavagem de dinheiro quer o financiamento do terrorismo.

Por isso, entre as entidades estão não só os bancos como também várias não financeiras (além dos advogados, incluem-se solicitadores, notários, auditores, profissionais que intervenham na compra ou venda de direitos sobre jogadores e operadores económicos que exerçam a atividade leiloeira).

Em declarações ao DN, Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, critica alguns aspetos deste “admirável” novo regime preventivo, considerando que é um pacote legislativo “muito extenso” e que tem “alguma coisa fora do vulgar”.

O advogado considera que o excesso leva a que se vá “longe demais e não se alcançam os efeitos” e alerta ainda para o facto de o regime sancionatório ser “uma das áreas mais tenebrosas desta proposta” e que fará “aumentar o número de ilícitos bem como o número de contra ordenações”.

No entanto, há certas exceções. Escreve o diário que, no caso dos advogados, o dever de não revelar ao cliente informações, documentos, investigações ou inquéritos não se aplica se estes profissionais forem assalariados dentro da mesma pessoa coletiva (empresas ou sociedades de advogados) e estejam estabelecidas num Estado-membro da União Europeia (ou país terceiro que imponha requisitos equivalentes).

Também não se impõe quando se trata de informação que surja por troca de informação entre dois advogados que respeite a um cliente ou a uma operação comum.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As entidades mencionadas são obrigadas a denunciar. Faltou dizerem o que acontece se uma dessas entidades souber de algo e não denunciar por livre vontade? Algum tipo de punição para este acho?

  2. e essa lei vai ate aonde ? a velhota ali do bairro que faz uns serviços de costura a vizinhaça e nao passa facturas, pode incorrer em levar com um processo de lavagem de dinheiro ! a generalidade das pessoas nao tem noçao que para ser acusado de lavagem de dinheiro,basta vender algo sem recibo ( fatura ) e pouco mais,leis feitas com a desculpa de tentar caçar os tubaroes e no fim so servem para perseguir o mexilhao

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …