Advogados obrigados a denunciar clientes por suspeitas de lavagem de dinheiro

A lei, que entra em vigor a 18 de setembro, coloca advogados, notários e bancos numa lista de entidades que não podem avisar um cliente e sim ajudar o DCIAP caso se apercebam de algo suspeito.

A partir de 18 de setembro, entra em vigor uma lei que proíbe os advogados de avisarem os seus clientes sobre investigações de que sejam alvo, além de terem de enviar ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) toda a informação de que disponham sobre suspeitas de branqueamento de capitais e de financiamento de terrorismo, avança esta sexta-feira o Diário de Notícias.

Segundo o jornal, esta e outras regras estão num pacote de medidas de combate ao branqueamento de capitais e financiamento de capitais e prevê ainda novos deveres de prevenção e controlo de operações, transações e negócios dos quais possam resultar quer a lavagem de dinheiro quer o financiamento do terrorismo.

Por isso, entre as entidades estão não só os bancos como também várias não financeiras (além dos advogados, incluem-se solicitadores, notários, auditores, profissionais que intervenham na compra ou venda de direitos sobre jogadores e operadores económicos que exerçam a atividade leiloeira).

Em declarações ao DN, Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, critica alguns aspetos deste “admirável” novo regime preventivo, considerando que é um pacote legislativo “muito extenso” e que tem “alguma coisa fora do vulgar”.

O advogado considera que o excesso leva a que se vá “longe demais e não se alcançam os efeitos” e alerta ainda para o facto de o regime sancionatório ser “uma das áreas mais tenebrosas desta proposta” e que fará “aumentar o número de ilícitos bem como o número de contra ordenações”.

No entanto, há certas exceções. Escreve o diário que, no caso dos advogados, o dever de não revelar ao cliente informações, documentos, investigações ou inquéritos não se aplica se estes profissionais forem assalariados dentro da mesma pessoa coletiva (empresas ou sociedades de advogados) e estejam estabelecidas num Estado-membro da União Europeia (ou país terceiro que imponha requisitos equivalentes).

Também não se impõe quando se trata de informação que surja por troca de informação entre dois advogados que respeite a um cliente ou a uma operação comum.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As entidades mencionadas são obrigadas a denunciar. Faltou dizerem o que acontece se uma dessas entidades souber de algo e não denunciar por livre vontade? Algum tipo de punição para este acho?

  2. e essa lei vai ate aonde ? a velhota ali do bairro que faz uns serviços de costura a vizinhaça e nao passa facturas, pode incorrer em levar com um processo de lavagem de dinheiro ! a generalidade das pessoas nao tem noçao que para ser acusado de lavagem de dinheiro,basta vender algo sem recibo ( fatura ) e pouco mais,leis feitas com a desculpa de tentar caçar os tubaroes e no fim so servem para perseguir o mexilhao

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …