Advogados obrigados a denunciar clientes por suspeitas de lavagem de dinheiro

A lei, que entra em vigor a 18 de setembro, coloca advogados, notários e bancos numa lista de entidades que não podem avisar um cliente e sim ajudar o DCIAP caso se apercebam de algo suspeito.

A partir de 18 de setembro, entra em vigor uma lei que proíbe os advogados de avisarem os seus clientes sobre investigações de que sejam alvo, além de terem de enviar ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) toda a informação de que disponham sobre suspeitas de branqueamento de capitais e de financiamento de terrorismo, avança esta sexta-feira o Diário de Notícias.

Segundo o jornal, esta e outras regras estão num pacote de medidas de combate ao branqueamento de capitais e financiamento de capitais e prevê ainda novos deveres de prevenção e controlo de operações, transações e negócios dos quais possam resultar quer a lavagem de dinheiro quer o financiamento do terrorismo.

Por isso, entre as entidades estão não só os bancos como também várias não financeiras (além dos advogados, incluem-se solicitadores, notários, auditores, profissionais que intervenham na compra ou venda de direitos sobre jogadores e operadores económicos que exerçam a atividade leiloeira).

Em declarações ao DN, Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, critica alguns aspetos deste “admirável” novo regime preventivo, considerando que é um pacote legislativo “muito extenso” e que tem “alguma coisa fora do vulgar”.

O advogado considera que o excesso leva a que se vá “longe demais e não se alcançam os efeitos” e alerta ainda para o facto de o regime sancionatório ser “uma das áreas mais tenebrosas desta proposta” e que fará “aumentar o número de ilícitos bem como o número de contra ordenações”.

No entanto, há certas exceções. Escreve o diário que, no caso dos advogados, o dever de não revelar ao cliente informações, documentos, investigações ou inquéritos não se aplica se estes profissionais forem assalariados dentro da mesma pessoa coletiva (empresas ou sociedades de advogados) e estejam estabelecidas num Estado-membro da União Europeia (ou país terceiro que imponha requisitos equivalentes).

Também não se impõe quando se trata de informação que surja por troca de informação entre dois advogados que respeite a um cliente ou a uma operação comum.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As entidades mencionadas são obrigadas a denunciar. Faltou dizerem o que acontece se uma dessas entidades souber de algo e não denunciar por livre vontade? Algum tipo de punição para este acho?

  2. e essa lei vai ate aonde ? a velhota ali do bairro que faz uns serviços de costura a vizinhaça e nao passa facturas, pode incorrer em levar com um processo de lavagem de dinheiro ! a generalidade das pessoas nao tem noçao que para ser acusado de lavagem de dinheiro,basta vender algo sem recibo ( fatura ) e pouco mais,leis feitas com a desculpa de tentar caçar os tubaroes e no fim so servem para perseguir o mexilhao

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …