O avançado internacional espanhol Aritz Aduriz, do Athletic Bilbau, anunciou hoje o fim da carreira de futebolista, aos 39 anos, devido a problemas físicos que o vão obrigar a colocar uma prótese na anca.

Em Bilbao vive-se o futebol de uma maneira diferente de qualquer canto do mundo. No Athletic só joga quem é basco ou descender de bascos. O amor pela região está no coração de todos os jogadores que vestem a camisola dos ‘Los Leones de San Mamés’. Aduriz é um deles – ou pelo menos era.

Numa mensagem deixada nas redes sociais, o experiente ponta-de-lança, que se destacou ao serviço do conjunto basco, confessou que “chegou o momento” de colocar um ponto final num percurso que se iniciou em 2000.

“Várias vezes referi que o futebol nos deixa ainda antes de nós o deixarmos. Ontem [terça-feira], os médicos aconselharam-me a recorrer a um cirurgião o quanto antes, para colocar uma prótese na anca, que me permita prosseguir a minha vida dentro da normalidade possível. Infelizmente, o meu corpo disse ‘basta'”, escreveu Aduriz.

Com as competições de futebol em Espanha suspensas desde março, devido à pandemia de covid-19, Aduriz não pôde despedir-se do futebol nos relvados, falhando, inclusive, a final da Taça do Rei, que inicialmente estava agendada para 18 de abril e que vai opor o Athletic à rival Real Sociedad.

“Não poderei ajudar mais os meus colegas como eu gostaria, e como eles merecem. Esta é a vida de um futebolista profissional. Tão simples quanto isto”, expressou o avançado, que, em 11 temporadas ao serviço do Athletic Bilbau, anotou 172 golos, tornando-se no melhor marcador do clube no século XXI e o sexto em termos absolutos.

Perante a crise de saúde pública, que tem “deixado danos irreparáveis” na sociedade, Aduriz relativizou a sua despedida, considerando tratar-se de “uma piada”, face à pandemia que tem afetado o mundo.

“Chegou a altura de me despedir. É desta forma que termina o meu caminho, que foi inesquecível e maravilhoso, do princípio ao fim”, concluiu, numa publicação acompanhada por uma fotografia sua em criança e com uma bola nas mãos.

O Athletic Bilbau, através do site oficial, refere-se a Aduriz como “um dos avançados mais carismáticos da história” do clube, “tanto fora como dentro do campo, no qual desenhou uma enorme variedade de remates espetaculares”.

Aritz Aduriz chegou ao Athletic em 2000, tendo subido à primeira equipa em 2002/03. Após passagens por Burgos e Valladolid, voltou ao clube basco em 2006, antes de rumar ao Maiorca em 2008, de onde sairia para o Valência, em 2010.

Em 2012, iniciou a terceira passagem pelo Athletic, a qual ficou concluída hoje. Em 11 temporadas no emblema do País Basco, somou 407 jogos e 172 golos, e ajudou a equipa a conquistar a Supertaça espanhola de 2015, em dois embates com o FC Barcelona, nos quais marcou quatro dos cinco tentos da formação basca.

Além de ter sido o melhor marcador da Liga Europa em 2015/16 e 2017/18, Aduriz acumulou 13 internacionalizações e dois golos pela seleção espanhola, a qual representou no Euro2016.

Esta época, o avançado disputou 17 partidas e marcou apenas um golo, por sinal um grande tento, de ‘bicicleta’, que ditou a vitória do Athletic por 1-0 na receção ao FC Barcelona, logo na ronda inaugural da Liga espanhola.

https://twitter.com/B24PT/status/1263132395194265603

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …