/

ADSE sem capacidade de resposta por falta de pessoal

Por falta de pessoal, a ADSE vê aumentar os problemas de falta de resposta aos beneficiários, nomeadamente ao nível dos reembolsos das despesas que levam vários meses até serem pagos.

A falta de trabalhadores está a afetar o subsistema de saúde dos funcionários públicos, que não tem capacidade de resposta para fazer frente às necessidades dos cerca de 1,2 milhões de beneficiários.

Segundo o Expresso, um dos problemas mais graves são os atrasos nos pagamentos dos reembolsos das despesas de saúde suportadas pelos beneficiários ao abrigo do regime livre (em que a fatura é paga na totalidade pelo paciente e, depois, a ADSE cobre uma parte da fatura). Este reembolso está a demorar, em média, três meses, segundo Eugénio Rosa, membro do Conselho Diretivo da ADSE.

A ADSE tem falta de assistentes técnicos, de técnicos operacionais e de técnicos superiores. Ainda que se avizinhem dois concursos para novas contratações, até ao momento, a estrutura não teve reforços.

No caso dos 21 técnicos superiores de que precisa urgentemente, o recrutamento foi incluído no mega concurso para mil contratações, lançado pelo Governo e que abrange várias entidades do Estado. No entanto, escreve o Expresso, a dimensão deste processo não dá resposta à urgência de novos trabalhadores. “Se tivermos pessoas novas daqui a um ano é uma sorte”, disse Eugénio Rosa ao matutino.

“Temos atrasos de quase três meses nos pagamentos aos beneficiários, são cerca de 60 milhões de euros que já deviam estar entregues”, denuncia o responsável, acrescentando que para este tipo de tarefas são necessários assistentes operacionais.

O concurso já foi autorizado pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, mas o concurso não arranca porque a ADSE não tem capacidade para o montar. “O gabinete de recursos humanos não tem meios para lançar o concurso.”

Eugénio Rosa revela que este problema implica que ADSE esteja a “contratar externamente” para dar resposta às solicitações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.