ADSE sem capacidade de resposta por falta de pessoal

Por falta de pessoal, a ADSE vê aumentar os problemas de falta de resposta aos beneficiários, nomeadamente ao nível dos reembolsos das despesas que levam vários meses até serem pagos.

A falta de trabalhadores está a afetar o subsistema de saúde dos funcionários públicos, que não tem capacidade de resposta para fazer frente às necessidades dos cerca de 1,2 milhões de beneficiários.

Segundo o Expresso, um dos problemas mais graves são os atrasos nos pagamentos dos reembolsos das despesas de saúde suportadas pelos beneficiários ao abrigo do regime livre (em que a fatura é paga na totalidade pelo paciente e, depois, a ADSE cobre uma parte da fatura). Este reembolso está a demorar, em média, três meses, segundo Eugénio Rosa, membro do Conselho Diretivo da ADSE.

A ADSE tem falta de assistentes técnicos, de técnicos operacionais e de técnicos superiores. Ainda que se avizinhem dois concursos para novas contratações, até ao momento, a estrutura não teve reforços.

No caso dos 21 técnicos superiores de que precisa urgentemente, o recrutamento foi incluído no mega concurso para mil contratações, lançado pelo Governo e que abrange várias entidades do Estado. No entanto, escreve o Expresso, a dimensão deste processo não dá resposta à urgência de novos trabalhadores. “Se tivermos pessoas novas daqui a um ano é uma sorte”, disse Eugénio Rosa ao matutino.

“Temos atrasos de quase três meses nos pagamentos aos beneficiários, são cerca de 60 milhões de euros que já deviam estar entregues”, denuncia o responsável, acrescentando que para este tipo de tarefas são necessários assistentes operacionais.

O concurso já foi autorizado pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, mas o concurso não arranca porque a ADSE não tem capacidade para o montar. “O gabinete de recursos humanos não tem meios para lançar o concurso.”

Eugénio Rosa revela que este problema implica que ADSE esteja a “contratar externamente” para dar resposta às solicitações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política, CDS tomba e só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …