Já pode “adotar” um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, a organização não-governamental “Friends of Notre-Dame de Paris” está a levar a cabo uma campanha de crowdfunding destinada a impulsionar o projeto de reconstrução da catedral parisiense.

As pessoas que estiverem interessadas em fazer uma doação podem escolher para onde querem que seja canalizado o dinheiro, podendo optar, por exemplo, por estátuas de santos ou pelas míticas figuras de pedra no cimo da catedral (os chamados grotescos).

Segundo o site da organização, algumas estátuas de santos, incluindo Marcos, Paulo e Judas, já alcançaram os seus objetivos de financiamento, enquanto a pintura “Cornélio, o Centurião, aos Pés de São Pedro” já está a mais de metade do caminho.

Por outro lado, Joana d’Arc e vários grotescos – que têm cada um o seu próprio nome e que foram desenhados no século XIX pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc – ainda têm um longo caminho a fazer.

Tal como recorda a cadeia norte-americana, esta ONG foi fundada em 2017, mas o seu trabalho ganhou muito mais relevância a partir de 2019, ano em que se deu o incêndio que destruiu parcialmente esta catedral.

Inicialmente, os esforços para arrecadar fundos foram liderados pelas famílias mais ricas do país, que prometeram providenciar um total de 500 milhões de euros para ajudar no projeto de reconstrução. Agora, qualquer pessoa poderá fazer uma pequena doação através desta campanha e saber exatamente para que vai ser usado o dinheiro.

Na semana passada, completaram-se dois anos deste incêndio. A ministra da Cultura, Roselyne Bachelot, prometeu que a catedral vai reabrir em 2024. Porém, especialistas em restauro alertam que este trabalho pode demorar entre 10 a 15 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …