Preservativo criado por adolescentes muda de cor em contacto doenças

TeenTech Awards

Os preservativos S.T.EYE mudam de cor quando detectam DST

Os preservativos S.T.EYE mudam de cor quando detectam DST

Um grupo de adolescentes ingleses criou um preservativo capaz de mudar de cor ao entrar em contacto com doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A invenção foi a vencedora na categoria Saúde no TeenTech Awards, em Londres, prémios destinados a adolescentes com idades entre 11 e os 16 anos que tenham ideias tecnológicas capazes de melhorar a qualidade de vida.

O preservativo inclui uma fina camada impregnada com moléculas que mudam de cor ao se depararem com diferentes vírus. Por exemplo, fica verde se for clamídia, amarelo em caso de herpes genital, roxo na presença do HPV e azul nos casos de sífilis.

O produto batizado S.T.EYE, que tem como objetivo combater as crescentes taxas de infeção, foi criado pelos jovens Daanyaal Ali, de 14 anos, Muaz Nawaz, de 13, e Chirag Shah, de 14.

“Criamos o S.T.EYE como uma nova forma de detetar DST para ajudar no futuro da próxima geração”, afirmou Ali, que estuda na Isaac Newton Academy.

Os jovens ganharam mil libras e uma visita ao Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha de Inglaterra.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …

Marcelo está a fazer o que a ministra da Saúde “devia ter feito”, critica Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, e elogiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter decidido reunir com representantes de várias …

Declaração médica substitui teste negativo em regresso à escola ou emprego

A diretora-geral da Saúde esclareceu esta segunda-feira que o regresso à escola ou ao emprego dos doentes assintomáticos ou com sintomas ligeiros de covid-19, após 10 dias de isolamento, depende apenas de uma declaração de …