Adolescente paquistanesa queimada viva pela mãe por casar com quem amava

Uma adolescente paquistanesa foi queimada viva pela mãe depois de ter casado com o homem que tinha escolhido, disse a polícia, sobre o último de uma série dos designados “crimes de honra” no país.

Zeenat Bibi, de 16 anos, foi incendiada pela mãe, Perveen Bibi, na cidade paquistanesa de Lahore, pouco mais de uma semana após o casamento, referiu Haidar Ashraf, um oficial da polícia, à agência France Presse.

Trata-se do terceiro “crime de honra” em três meses.

Na semana passada, Maria Sadagat, de 19 anos, foi torturada e queimada por um grupo de pessoas numa localidade próxima da capital do Paquistão, Islamabad, por recusar uma proposta de casamento.

Outra rapariga, entre os 16 e os 18 anos, foi drogada, estrangulada e queimada às ordens de um conselho de aldeia (jirga) no noroeste do Paquistão, no final de abril, alegadamente por ter ajudado uma amiga a fugir com o seu namorado.

O marido de Zeenat, Hasan, disse a uma televisão local, Geo News, que o casal tinha fugido e que foi contactado depois do casamento pela família da mulher, que lhes prometeu uma festa de casamento e garantiu que ela não seria magoada se regressasse.

Ashraf disse que Perveen e outros membros da família tinham confessado o crime e que a polícia apreendeu querosene no local.

Centenas de mulheres são assassinadas pelos seus familiares todos os anos no Paquistão sob pretexto de que estão a defender a honra da família.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nem a passagem de portugueses e outros europeus por estas paragens conseguiram civilizar um pouco este povo, é pena!

  2. Eles fazem isso em França, nos bairros onde moram e nem a policia lá entra. Têm as leis e as tradições deles e as mentes fechadas para a sociedade. Nunca na vida irão mudar. E é essa gente com essa mentalidade que ninguém muda que querem na europa. A França e Inglaterra sabem bem como eles se comportam… a Merkel pelos vistos está a começar a aprender. Tenho dezenas de livros escritos às escondidas e publicados com a ajuda de amigos que descrevem exatamente a vida das mulheres muçulmanas. Um dos livros “DIVORCIADA AOS 10 ANOS”- retrata a realidade. Os pais casaram a miuda aos 8 anos com um homem mto mais velho que ela. Até dói lembrar toda a descrição do que passou. Mas aos 10 anos tomou coragem e foi ao tribunal, a 1ª vez arrependeu-se com receio que a devolvessem à familia, retornou no dia a seguir e dirigiu-se a uma advogada dizendo que se queria divorciar, o que deixou a advogada de boca aberta. Teve pena da miuda e levou-a para falarem com um juiz, nessa noite ficou na casa do juiz com a familia dele e no dia a seguir trataram do divorcio da menina que teve o apoio da advogada dp. Tal como os ciganos tb fazem o mesmo.

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …