Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos.

Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. O mais curioso é que se a adolescente não tivesse encontrado o fóssil do mastodonte pré-histórico, este poderia ter secado e, eventualmente, se desintegrado.

A jovem saiu de casa e foi em busca de pontas de flechas na fazenda de um amigo. Mas, em vez de encontrar o que procurava, os seus olhos captaram ossos de um mastodonte com 34 mil anos de idade, um primo do elefante, extinto há 10 mil anos.

O osso da mandíbula, que mede 30 centímetros de comprimento, pertencia a um mastodonte juvenil – um animal parecido com um elefante que teria percorrido Iowa há dezenas de milhares de anos atrás, adianta o ATI.

Uma equipa de cientistas do Repositório de Paleontologia da Universidade de Iowa, onde os ossos estão agora armazenados, acreditam que o osso pertencia a um mastodonte jovem com cerca de 7 metros de altura. Os restos pré-históricos foram guardados nos armários do Trowbridge Hall da Universidade norte-americana.

Para surpresa dos investigadores, o espécime estava em tão boas condições que, quando foi encontrado, ainda mantinha as qualidades de ossos regulares e estava praticamente intacto. Se o fóssil tivesse sido exposto ao sol por muito tempo, teria secado.

Os mastodontes partilham traços com elefantes e mamutes. Tal como os seus primos elefantes, tinham orelhas grandes e focinhos compridos. Os primeiros mastodontes surgiram entre 27 milhões a 30 milhões de anos atrás, na América do Norte e Central.

Para evitar a presença de “ladrões de fósseis”, os donos da fazenda não revelaram a sua identidade e entregaram a antiga arcada do animal à Universidade de Iowa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …