ADN filmado pela primeira vez a replicar-se (e não é bem o que esperávamos)

Pela primeira vez, investigadores conseguiram filmar em close-up uma molécula de ADN a replicar-se. O vídeo mostra em tempo real que esta parte fundamental da vida acontece de forma muito mais aleatória do que pensávamos.

O vídeo foi feito com o ADN de uma bactéria E. coli, e observado numa lâmina de vidro. Os investigadores adicionaram-lhe um corante, que se ligou à cadeia dupla do ADN, mas não às cadeias separadas, tornando possível acompanhar o processo nos momentos em que a hélice se divide e se replica.

Apesar de o ADN da bactéria e do Homem serem diferentes, usam o mesmo processo de replicação, pelo que os cientistas esperavam que a filmagem revelasse informações interessantes sobre o que acontece no corpo de todos os seres vivos.

O resultado da observação foi que, em média, a velocidade de replicação nas duas cadeias era igual, mas durante o processo, havia paragens e reinícios surpreendentes, como se as duas partes fossem entidades separadas, cada uma com a sua própria linha cronológica.

Em algumas situações, uma cadeia interrompia a síntese, enquanto a outra continuava a crescer. Em outros momentos, a cadeia replicava-se a uma velocidade 10 vezes maior do que o normal – sem motivo aparente.

“Mostramos que não há coordenação entre as duas cadeias. Elas são completamente autónomas”, diz Stephen Kowalczykowski, investigador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e principal autor da pesquisa, que foi publicada na revista Cell.

“É muito diferente do que vemos nos livros e de tudo o que sabíamos sobre a replicação do ADN – e levanta muitas questões”,  acrescenta o cientista.

O investigador descobriu ainda que devido a esta falta de sincronização entre as cadeias, a hélice de ADN tem uma espécie de travão de emergência, que impede a helicase, a enzima responsável por quebrar as ligações de hidrogénio entre as duas cadeias, de avançar indefinidamente – o que causaria uma situação de caos entre as duas cadeias, que resultaria numa mutação genética.

A grande questão agora é: se as duas cadeias funcionam de forma independente, como o vídeo sugere, como é que a hélice sabe como usar o travão e minimizar mutações? Novas pesquisas poderão certamente responder a esta pergunta em breve.

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas - pois ninguém sabe ao certo como …

Morreu o virtuoso guitarrista português Phil Mendrix

Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pela página oficial do músico português no Facebook. Phil Mendrix, um dos mais virtuosos guitarristas nacionais, morre com apenas 70 anos. O …

Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu "In My Life" dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música "In My Life", um dos sucessos dos Beatles, a Matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Com 14 anos Ethan ainda não pode votar, mas já é candidato a governador nos EUA

Ethan Sonnebord ainda não pode votar, mas, aos 14 anos, é candidato do Partido Democrata ao cargo de governador do estado de Vermont, nos Estados Unidos. Ao contrário do que acontece na grande maioria dos estados …

China tenta travar divórcios com “período de reflexão”

Tribunais em toda a China estão a começar a impor aos casais que se querem divorciar um período de espera, de entre duas semanas e três meses, visando travar o aumento no número de separações. Segundo …

Descobertos novos geóglifos que podem reescrever história da Amazónia

Novos geóglifos descobertos no estado brasileiro do Acre reforçam a ideia de que havia uma numerosa população milenar e hierarquizada na Amazónia 2.500 anos antes da chegada dos europeus. Estes dados podem “reescrever” a história …

Ministro da Noruega demite-se após violar regras de segurança em viagem ao Irão

Per Sandberg foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do Governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional. O ministro das Pescas norueguês, …

Bomba de 220 quilos da Segunda Guerra Mundial desativada em França

Uma bomba inglesa de 220 quilos, datada da Segunda Guerra Mundial, encontrada no fim de junho em Rouen, no noroeste de França, foi neutralizada neste domingo, anunciaram as autoridades locais. A operação foi realizada por agentes …

Agência do Ambiente pondera aplicar multas por ruído

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a analisar a aplicação de multas para o incumprimento das regras do ruído, obrigando as grandes cidades e infraestruturas de transportes a ter mapas e planos estratégicos para …

Pelo menos dois mortos e um milhão de pessoas afetadas por inundações nas Filipinas

Pelo menos duas pessoas morreram e uma desapareceu nas Filipinas devido a inundações que afetam mais de um milhão de pessoas após a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram esta segunda-feira as autoridades. O centro e …