ADN confirma. Esqueleto encontrado na Rússia pertence ao general favorito de Napoleão

Exames de ADN confirmaram que o esqueleto sem perna encontrado em julho último sob a fundação de uma pista de dança na Rússia pertence a Charles Etienne Gudin, o general favorito de Napoleão Bonaparte.

A confirmação é avançada esta semana pelo jornal francês Le Point, que recorda que o general foi morto por uma bala de canhão há mais de 200 anos.

Charles Etienne Gudin morreu de gangrena, aos 44 anos, depois de ter sido atingido por uma bala de canhão durante uma batalha no Monte Valutino, antes da Batalha de Borodino, a 19 de agosto de 1812.

O incidente ocorreu perto da cidade de Smolensk, na Rússia, onde o exército napoleónico, a apenas 402 quilómetros de Moscovo, perdeu 8.000 soldados, incluindo mortos e feridos.

O ADN do corpo desenterrado em julho na Rússia coincidiu com o ADN de um irmão do oficial de Napoleão, Pierre César Gudin, que também era general.

Detalha a Russia Today que a procura por Charles Etienne Gudin foi financiado pelo historiador francês Pierre Malinovsky e foi aprovada pelo Presidente russo Vladimir Putin.

Acredita que Charles Etienne Gudin era o general favorito de Napoleão. Diz-se que o imperador francês chorou a morte do general e, para o honrar, o seu nome foi inscrito no Arco do Triunfo em Paris.

Há ainda um busto do general no Palácio de Versalhes, uma rua da capital francesa foi batizada com o seu nome e, como gesto sentimental, o seu coração foi removido do seu corpo e colocado numa capela no Cemitério Père Lachaise em Paris.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …