Administrador de hospital em Famalicão terá vacinado mulher e filha

O administrador do Hospital Narciso Ferreira, no distrito de Braga, assim como vários dos seus familiares e conhecidos, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, apesar de não serem considerados prioritários.

Segundo o jornal Correio da Manhã, o administrador do Hospital Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, mas também a sua mulher e a sua filha foram algumas das pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

O CM avança que Salazar Coimbra, médico de formação, mas que não tem contacto direto com doentes há vários anos, foi vacinado logo a 14 de janeiro, tal como outros familiares e amigos.

O responsável terá colocado a filha médica no topo da lista, embora esta não pertença aos quadros do hospital e esteja de licença há mais de um ano, assim como a sua esposa, que não é profissional de saúde, nem lhe é conhecida qualquer profissão. Segundo o diário, as duas constam na lista como médicas no serviço de internamento covid do hospital.

Além destas familiares, relata o CM, uma prima rececionista, um porteiro, um empregado de armazém, uma técnica superior administrativa, uma podologista, cinco fisioterapeutas e quatro terapeutas da fala também foram outras das pessoas que passaram à frente dos profissionais de saúde que efetivamente trabalham neste serviço.

Em resposta ao mesmo jornal, o enfermeiro-diretor desta unidade hospitalar, Raul Marques, afirmou que estas suspeitas de fraude “são totalmente falsas e infundadas” e disse estar ao dispor para esclarecer as “listas de profissionais da instituição, os critérios aplicados na seleção dos profissionais de primeira linha e das doses remanescentes a quem foram aplicadas”.

Segundo o matutino, cerca de 20 enfermeiros e médicos, entre outros profissionais, alguns deles que trabalham no internamento covid, ficaram para trás nesta primeira etapa da vacinação. Depois da onda de revolta, dez enfermeiros acabaram por ser chamados, na última sexta-feira, para serem vacinados.

É por este tipo de situações que o Ministério da Saúde pediu à task-force responsável pelo Plano de Vacinação contra a covid-19 que prepare uma lista de outras pessoas prioritárias a quem poderão ser administradas as vacinas, caso as pessoas inicialmente definidas não a possam tomar.

A tutela lembrou ainda que “a utilização indevida das vacinas contra a covid-19 pode constituir conduta disciplinar e criminalmente punível, em face da factualidade concreta que venha a apurar-se em sede de inquérito”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitados… Sujam-se todos por meia pataca!!
    Era ditar-los ao mar, com uma mó atada ao pescoço. Já assim disse Jesus Cristo há 2 mil anos!!

  2. Mais um grande e honrado português, que merece lugar no panteão do heróis nacionais, benfeitores da pátria e exímios ratos da coisa alheia. Não terá vergonha o energúmeno?

RESPONDER

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …