//

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

1

Getty Images / AFP

Tanitoluwa Adewumi.

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez.

Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos jogadores profissionais. Para obter este título é necessário conseguir uma pontuação igual ou superior a 2.500 pontos em pelo menos 24 partidas válidas, cumprindo uma série de requisitos.

Tanitoluwa Adewumi, uma criança de dez anos de Nova Iorque, nos EUA, acabou de se tornar o mais novo Grande Mestre de xadrez do país, escreve a NPR. Adewumi tornou-se o 28.º jogador mais jovem de sempre a conseguir este título.

“Fiquei muito feliz por ter vencido e por ter conquistado o título”, disse a criança após ter vencido os seus quatros jogos no Fairfield County Chess Club Championship, este mês. “Realmente adorei ter finalmente conseguido”.

Adewumi joga xadrez há três anos, desde que tinha apenas sete anos de idade. Quando começou, ele e a sua família viviam num centro para sem-abrigo em Manhattan depois de fugir da perseguição religiosa pelo Boko Haram no seu país natal, a Nigéria.

O sucesso não veio por acaso. Segundo a rádio norte-americana, o jovem afro-americano treina “10, 11 horas” por dia, depois da escola. As horas de prática permitem que consiga prever com antecedência até 20 jogadas do adversário.

“Digo a mim mesmo que nunca perco, que apenas aprendo. Porque quando perdemos, temos que cometer um erro para perder o jogo. Assim, aprendemos com esse erro e aprendemos [em geral]. Então, perder é a maneira de vencer para você mesmo”, disse a criança de dez anos.

Segundo o jornal The New York Times, Adewumi escreveu um livro com os seus pais sobre a sua jornada, que será transformado num filme pela Paramount Pictures. Será produzido pelo apresentador e ator sul-africano Trevor Noah.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Genial! Uma criança negra que treina há apenas três anos consegue ser grande mestre no xadrez! Isso é maravilhoso e faz muito mais pelas causas de igualdade do que xingamentos e violência, que são um racismo ao contrário. O garoto estuda e depois treina de 10 a 11 horas de xadrez por dia. Enfim, estudo e trabalho, além da inteligência dada a todo ser humano, este é o segredo universal do sucesso.
    Sua frase demonstra grande sabedoria e é partilhada por todo esportista vitorioso:
    “Digo a mim mesmo que nunca perco, que apenas aprendo. Porque quando perdemos, temos que (de) cometer um erro para perder o jogo. Assim, aprendemos com esse erro e aprendemos [em geral]. Então, perder é a maneira de vencer para você mesmo”.
    Fantástico, já fiquei fã do mestre Tanitoluwa Adewumi. Que seja muito feliz na vida e na carreira. O mundo precisa de exemplos assim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.