“Adeus, mundo”: americana com cancro terminal realiza suicídio assistido

thebrittanyfund.org

Brittany Maynard

Brittany Maynard

A americana Brittany Maynard, que sofria de um cancro no cérebro, cumpriu a sua promessa e morreu por suicídio assistido no sábado, dia 1 de novembro, na sua casa no Oregon, nos Estados Unidos, de acordo com o grupo Compassion and Choices.

“É com pesar que anunciamos a morte da querida e incrível mulher Brittany Maynard.  Brittany morreu em paz na sua cama, rodeada pela sua família e entes queridos”, disse o comunicado da ONG.

Após descobrir que tinha um tumor maligno no cérebro, a jovem de 29 anos mudou-se para o Oregon para beneficiar da lei do Estado que permite o suicídio assistido.

No início da semana, Brittany tinha divulgado uma mensagem em que ponderava adiar a sua decisão de morrer, mas isso acabou por não acontecer.

“Adeus a todos os meus queridos amigos e família que eu amo”, escreveu na sua conta do Facebook.

“Hoje é o dia que eu escolhi para morrer com dignidade por causa da minha doença terminal, esse terrível cancro no cérebro que levou tanto de mim … mas que poderia ter levado muito mais”, escreveu a jovem, segundo a revista Time.

“Adeus mundo”

“O mundo é um lugar bonito, viajar tem sido a minha forma de aprendizagem… Agora, enquanto escrevo, tenho uma corrente de apoio à volta da minha cama … Adeus, mundo. Espalhem boas energias. Retribuam!”.

Maynard, que decidiu criar uma plataforma para arrecadar fundos para aqueles que defendem o direito à morte digna, dedicou os seus últimos dias de vida a cumprir uma lista de desejos e aventuras que queria fazer antes de morrer.

“Ela era uma viajante aventureira e bem-sucedida que passou muitos meses a viver sozinha e a dar aulas em orfanatos em Katmandu, no Nepal”, diz um obituário da jovem divulgado no site The Brittany Fund e reproduzido pela organização que a assistiu, a Compassion and Choices.

“Essa experiência mudou para sempre a sua perspectiva em relação à infância, felicidade, privilégio e resultados. Ela adorou o seu período no Vietname, Camboja, Laos, Singapura e Tailândia. Passou um verão a trabalhar na Costa Rica e viajou para a Tanzânia, onde subiu o Kilimanjaro com uma amiga antes do seu casamento.”

“Brittany teve aulas de escalada em Cayambe e Cotopaxi, no Equador, e era uma ávida mergulhadora, que experimentou as Galápagos, Zanzibar, Ilhas Cayman e basicamente todas as ilhas que visitou.”

Alguns dias antes de desistir da data prevista para sua morte, Brittany realizou o sonho de visitar o Grand Canyon com a sua família.
“Tive a oportunidade de desfrutar o meu tempo com as coisas que mais amo na vida: minha família e a natureza”, afirmou a jovem em seu blog.

Debate

A história da menina ficou conhecida por um vídeo colocado no YouTube e visto por milhões de pessoas.

No vídeo, Brittany explica que tomaria remédios prescritos por um médico para morrer no quarto que dividia com o marido, na companhia de entes queridos e ouvindo a música que escolheria. Evitaria, assim, as piores fases de sua doença.

A história de Maynard reacendeu o debate sobre a eutanásia nos Estados Unidos.

Maynard escolheu o dia 1 de novembro, dois dias após o aniversário do seu marido, Dan Diaz, para morrer.

Recém-casados, ela e o seu marido mudaram-se da Califórnia para Oregon, um dos cinco Estados dos EUA onde o suicídio assistido por médicos é permitido.

Só neste Estado, 750 pessoas foram beneficiadas com esta lei, aprovada em 1998, e morreram com a ajuda de um médico desde então.

Num dos últimos textos que escreveu, Maynard disse que o seu sonho é que todos os americanos que sofram de doença terminal possam morrer da forma como preferirem.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …