Adeus, Internet Explorer

4

Após várias incertezas sobre o destino do browser da Microsoft Internet Explorer, sabe-se agora que a empresa de Mountain View está mesmo a preparar o fim da marca do seu navegador.

O diretor de Marketing da Microsoft, Chris Capossela, anunciou que quando o Windows 10 for lançado, o navegador de web principal já não será o Internet Explorer (IE), confirmando-se assim os rumores por do final do ano de 2014.

Segundo rumores que circularam em dezembro, a Microsoft estaria a criar um novo browser, com o nome de código Spartan, figura guerreira do jogo Halo.

Mas o que é relevante neste anúncio foi a divulgação da intenção da própria Microsoft de encontrar um nome apelativo e marcante para o novo browser que vai surgir do tão noticiado Project Spartan.

Segundo Chris Capossela, “estamos a procurar qual será a nova marca, ou novo nome, para o browser que estará no Windows 10”, mas desconhece-se para já o nome que vai surgir quando no próximo verão for disponibilizado o novo sistema operativo.

As pretensões tornam-se claras por parte da Microsoft em romper com o passado de forma a atrair novos utilizadores que ainda são muito fiéis aos principais navegadores concorrentes, Google Chrome e Mozilla Firefox.

Foi no entanto revelado que para o mercado empresarial o suporte ao Internet Explorer vai continuar de forma a dar continuidade a projetos em andamento e ser possível a sua gradual transposição para o novo browser.

Teremos que aguardar pelo anúncio oficial do novo browser e analisar ao pormenor todas as novas funcionalidades e identificar quais as inovações e mais valias que estarão disponíveis para os utilizadores.

O que é claro é que o Internet Explorer fará de certeza parte do arquivo histórico da Internet, por ter marcado uma era e ter sido líder durante muito tempo, mas tudo pode chegar ao fim num mundo cada vez mais tecnológico e exigente no que diz respeito a softwares.

Paulo Silva, Tecnologia.com.pt

4 Comments

  1. “Internet Explorer”?! O que é isso? Conheço o Netscape, o Firefox, o Chrome, e até mesmo o Opera. Mas Internet Explorer nunca ouvi falar…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.