Adeus, Internet Explorer

Após várias incertezas sobre o destino do browser da Microsoft Internet Explorer, sabe-se agora que a empresa de Mountain View está mesmo a preparar o fim da marca do seu navegador.

O diretor de Marketing da Microsoft, Chris Capossela, anunciou que quando o Windows 10 for lançado, o navegador de web principal já não será o Internet Explorer (IE), confirmando-se assim os rumores por do final do ano de 2014.

Segundo rumores que circularam em dezembro, a Microsoft estaria a criar um novo browser, com o nome de código Spartan, figura guerreira do jogo Halo.

Mas o que é relevante neste anúncio foi a divulgação da intenção da própria Microsoft de encontrar um nome apelativo e marcante para o novo browser que vai surgir do tão noticiado Project Spartan.

Segundo Chris Capossela, “estamos a procurar qual será a nova marca, ou novo nome, para o browser que estará no Windows 10”, mas desconhece-se para já o nome que vai surgir quando no próximo verão for disponibilizado o novo sistema operativo.

As pretensões tornam-se claras por parte da Microsoft em romper com o passado de forma a atrair novos utilizadores que ainda são muito fiéis aos principais navegadores concorrentes, Google Chrome e Mozilla Firefox.

Foi no entanto revelado que para o mercado empresarial o suporte ao Internet Explorer vai continuar de forma a dar continuidade a projetos em andamento e ser possível a sua gradual transposição para o novo browser.

Teremos que aguardar pelo anúncio oficial do novo browser e analisar ao pormenor todas as novas funcionalidades e identificar quais as inovações e mais valias que estarão disponíveis para os utilizadores.

O que é claro é que o Internet Explorer fará de certeza parte do arquivo histórico da Internet, por ter marcado uma era e ter sido líder durante muito tempo, mas tudo pode chegar ao fim num mundo cada vez mais tecnológico e exigente no que diz respeito a softwares.

Paulo Silva, Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Internet Explorer”?! O que é isso? Conheço o Netscape, o Firefox, o Chrome, e até mesmo o Opera. Mas Internet Explorer nunca ouvi falar…

RESPONDER

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …