Adeus, Internet Explorer

Após várias incertezas sobre o destino do browser da Microsoft Internet Explorer, sabe-se agora que a empresa de Mountain View está mesmo a preparar o fim da marca do seu navegador.

O diretor de Marketing da Microsoft, Chris Capossela, anunciou que quando o Windows 10 for lançado, o navegador de web principal já não será o Internet Explorer (IE), confirmando-se assim os rumores por do final do ano de 2014.

Segundo rumores que circularam em dezembro, a Microsoft estaria a criar um novo browser, com o nome de código Spartan, figura guerreira do jogo Halo.

Mas o que é relevante neste anúncio foi a divulgação da intenção da própria Microsoft de encontrar um nome apelativo e marcante para o novo browser que vai surgir do tão noticiado Project Spartan.

Segundo Chris Capossela, “estamos a procurar qual será a nova marca, ou novo nome, para o browser que estará no Windows 10”, mas desconhece-se para já o nome que vai surgir quando no próximo verão for disponibilizado o novo sistema operativo.

As pretensões tornam-se claras por parte da Microsoft em romper com o passado de forma a atrair novos utilizadores que ainda são muito fiéis aos principais navegadores concorrentes, Google Chrome e Mozilla Firefox.

Foi no entanto revelado que para o mercado empresarial o suporte ao Internet Explorer vai continuar de forma a dar continuidade a projetos em andamento e ser possível a sua gradual transposição para o novo browser.

Teremos que aguardar pelo anúncio oficial do novo browser e analisar ao pormenor todas as novas funcionalidades e identificar quais as inovações e mais valias que estarão disponíveis para os utilizadores.

O que é claro é que o Internet Explorer fará de certeza parte do arquivo histórico da Internet, por ter marcado uma era e ter sido líder durante muito tempo, mas tudo pode chegar ao fim num mundo cada vez mais tecnológico e exigente no que diz respeito a softwares.

Paulo Silva, Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Internet Explorer”?! O que é isso? Conheço o Netscape, o Firefox, o Chrome, e até mesmo o Opera. Mas Internet Explorer nunca ouvi falar…

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …