Adesão à greve nos CTT é de 74%, diz sindicato. Empresa fala em “18,5%, sem impacto”

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) disse hoje à Lusa que adesão à greve nos CTT é de 74%, enquanto a empresa aponta “18,5%, sem impacto” no regular funcionamento.

Os trabalhadores dos CTT – Correios de Portugal estão hoje em greve contra o pagamento do subsídio de almoço em cartão de refeição.

Até às 12:00, “a adesão à greve era de 74% no continente e ilhas”, afirmou à Lusa Victor Narciso. “Estamos bastante satisfeitos”, acrescentou o sindicalista.

Por sua vez, os CTT “informam que, tendo procedido ao registo no sistema de processamento de vencimentos dos trabalhadores” que aderiram à greve, “apuraram uma taxa efetiva de adesão de apenas 18,5% até às 12:00 desta sexta-feira, sem impacto expressivo na atividade da empresa”.

Os Correios de Portugal garantem, em comunicado, que “a distribuição postal continua, portanto, a ser prestada durante o dia de hoje, não tendo esta paralisação tido impacto na atividade e operação, não se sentindo qualquer interrupção do serviço aos clientes”.

Relativamente às lojas, “a greve também não afetou o serviço, uma vez que todas as 544 lojas CTT se encontram abertas”, adiantam.

“Com esta baixa adesão, a maioria da população e dos nossos clientes não sentirão qualquer efeito da greve”, prosseguem, adiantando que nos locais “onde eventualmente se sentirem” constrangimentos, “os CTT, caso seja necessário, vão proceder a uma distribuição extraordinária de correio nos próximos dias”.

O SNTCT entregou um pré-aviso de greve para hoje abrangendo os trabalhadores dos CTT Expresso e dos CTT – Correios de Portugal e tem outro para 12 de junho.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores não aceitam a proposta de atribuição de um cartão de refeição como forma de pagamento do subsídio de alimentação, substituindo, assim, o pagamento no vencimento mensal por transferência bancária, como tem sido feito até ao momento.

Esta paralisação abrange a rede de distribuição postal (carteiros) e a rede de atendimento (Lojas CTT), porém não contempla a rede de Postos de Correio explorados por parceiros dos CTT, nem os agentes que prestam serviços de pagamento PayShop.

No comunicado, os CTT referem que estão “muito focados na atual problemática covid-19 e em acompanhar em permanência todas as recomendações das autoridades”, salientando que “a empresa tem reforçado continuamente a aquisição de produtos de proteção e divulgado as formas adequadas da sua utilização”.

Salientam que, durante o período de pandemia, os “CTT distribuíram 12.000 unidades de embalagens individuais de gel álcool; 2.000 proteções de acrílico para os balcões de atendimento; 11.340 viseiras de proteção individual; 40 termómetros digitais ‘no touch’ para as salas de isolamento e portarias dos edifícios; 3.540 embalagens de 750 ml de líquido desinfetante de superfícies; 151.000 máscaras cirúrgicas esterilizadas; 22.000 máscaras ‘sociais’ reutilizáveis; 1.750 litros de gel álcool por semana, o que corresponde a um total até à presente data de mais de 20.000 litros e 214.000 pares de luvas”.

A empresa reitera que “o fundamento para esta greve, a decisão de pagamento do subsídio de refeição através de cartão refeição aos colaboradores que ainda não tinham optado por essa via, não tem qualquer razão de ser e procura reagir à quebra de proveitos decorrente do atual contexto” que se vive “e defesa da sustentabilidade da empresa, sem nunca prejudicar os rendimentos dos seus colaboradores”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …