Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon “mercenário”

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: “Saíste como mercenário”.

Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano gostaram deste regresso.

Nesta sexta-feira, o dia seguinte ao anúncio oficial da sua contratação, apareceu uma faixa à porta do Estádio Ennio Tardini, casa do Parma, contra a chegada do guarda-redes.

A faixa, captada pelo fotógrafo Angelo Nacchio, está assinada pela claque Boys e exibe a frase: “Saíste como mercenário, não podes voltar como um herói. Honra a camisola”.

Para perceber o contexto deste protesto, devemos recuar ao dia 3 de julho de 2001, quando a Juventus contratou Buffon, que estava no Parma desde os seus 13 anos e por onde permaneceu durante uma década.

A Juventus pagou um pouco mais de 50 milhões de euros, um duplo recorde no mercado: foi o reforço mais caro de sempre na Juventus e foi o guarda-redes mais caro de sempre – estatuto que se prolongou até 2018, quando Alisson Becker deixou Roma rumo a Liverpool.

Os adeptos queixam-se de que, há 20 anos, Buffon tinha assegurado aos seguidores do Parma que nunca iria ser jogador da Juventus. Mas assinou pelo gigante europeu, passando também a receber um salário maior.

Agora regressa ao Parma, que vai jogar na segunda divisão italiana. Será a segunda experiência do guarda-redes na segunda divisão, depois da descida “na secretaria” da Juventus, em 2006.

Enquanto esteve na Juventus, Buffon foi campeão nacional 10 vezes (mais uma no segundo escalão), venceu várias vezes a Taça de Itália e a Supertaça nacional, mas nunca levantou um troféu europeu. O único título europeu que possui no currículo, a Taça UEFA em 1999, foi conseguido…no Parma.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.