Autárquicas. Adaptação da música “Despacito” vale multa de 10 mil euros a PS e PSD

Partido Socialista - Sede Nacional / Facebook

O PS, o PSD e um candidato às eleições autárquicas de 2017 foram condenados a pagar cada um uma multa de 10 mil euros pelo uso não autorizado da música “Despacito”, noticia esta sexta-feira a TSF.

A música, do artista porto-riquenho Luís Fonsi, foi utilizada no âmbito autárquicas de 2017 pelos candidatos do candidato do PS à Câmara de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, e do PSD para a Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, que adaptaram o original para criar um hino de campanha.

Segundo as decisões a que a TSF teve acesso, o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a decisão do Tribunal da Propriedade Intelectual que condenou ambos os partidos a pagarem a multa à Sociedade Portuguesa de Autores.

PS e PSD tentaram demarcar-se da condenação, alegando que se tratavam de eleições autárquicas, mas o argumento não foi considerado por nenhum dos tribunais.

Os socialistas afirmaram que avisaram a concelhia em causa assim que foram alertados pela Sociedade Portuguesa de Autores, que chegou mesmo a contactar os partidos para que estes pagassem o direitos sobre a música.

Por sua vez, o PSD afirmou que a campanha é definida a nível local, dando conta que também avisou as concelhias para a “necessidade do escrupuloso cumprimento do regime de direitos de autor”.

Apesar de contactar ambos os partidos, a Sociedade Portuguesa de Autores nunca obteve resposta.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"A nossa tradição é mostrar a cara". Suíça aprova em referendo proibição do uso de véu integral

A Suíça aprovou este domingo em referendo, com 51,2% dos votos, a proibição do uso de véu integral, avança a Agência France-Presse (AFP), uma medida que uns dizem ser contra o islamismo radical e outros …

Mourinho revela o acordo que tem com Bale

O treinador português revelou, este domingo, o acordo que tem com o internacional galês para gerir a sua condição física durante os jogos. Este domingo, na vitória em casa frente ao Crystal Palace (4-1), Gareth Bale …

Pensamentos suicidas e a cor da pele do filho. Revelações de Meghan e Harry abalam família real britânica

A aguardada entrevista do duque e da duquesa de Sussex, conduzida por Oprah Winfrey, foi transmitida este domingo e pôs a família real em xeque. O casal, que deu a primeira entrevista desde que renunciou …

Portugal fecha Europeus de atletismo num inédito segundo lugar

Portugal, com três títulos nos Europeus de atletismo de pista coberta de Torun, na Polónia, fecha a edição com um inédito segundo lugar no quadro de medalhas, logo atrás da Holanda, que obteve quatro ouros. O …

Constança Bradell já reuniu quase 200 mil euros, mas Kaftrio é só de dispensa hospitalar

Constança Bradell, a jovem de 24 anos que sofre de Fibrose Quística, já reuniu quase 200 mil euros, mas associação lembra que o Kaftrio é só de dispensa hospitalar. Depois do apelo emocionado nas redes sociais, …

Peritos revelam critérios do desconfinamento. Escolas e restaurantes devem reabrir após a Páscoa

Presidente da República e Governo ouviram, nesta segunda-feira, as explicações dos especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal. Na reunião no Infarmed, foram apresentados os critérios para o plano de desconfinamento. Os especialistas que têm …

Rúben Amorim arrisca suspensão de 1 a 6 anos após acusação de fraude

O Sporting está a ser acusado de fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador. Um caso que resulta de participação feita pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e que pode valer ao …

MAI impõe mínimo de mulheres no recrutamento para a GNR e PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai incluir nas regras de recrutamento em 2021 indicadores mínimos de 15% de mulheres na incorporação para guardas da GNR e de 20% para agentes da PSP. No âmbito da …

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …