/

Autárquicas. Adaptação da música “Despacito” vale multa de 10 mil euros a PS e PSD

Partido Socialista - Sede Nacional / Facebook

O PS, o PSD e um candidato às eleições autárquicas de 2017 foram condenados a pagar cada um uma multa de 10 mil euros pelo uso não autorizado da música “Despacito”, noticia esta sexta-feira a TSF.

A música, do artista porto-riquenho Luís Fonsi, foi utilizada no âmbito autárquicas de 2017 pelos candidatos do candidato do PS à Câmara de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, e do PSD para a Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, que adaptaram o original para criar um hino de campanha.

Segundo as decisões a que a TSF teve acesso, o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a decisão do Tribunal da Propriedade Intelectual que condenou ambos os partidos a pagarem a multa à Sociedade Portuguesa de Autores.

PS e PSD tentaram demarcar-se da condenação, alegando que se tratavam de eleições autárquicas, mas o argumento não foi considerado por nenhum dos tribunais.

Os socialistas afirmaram que avisaram a concelhia em causa assim que foram alertados pela Sociedade Portuguesa de Autores, que chegou mesmo a contactar os partidos para que estes pagassem o direitos sobre a música.

Por sua vez, o PSD afirmou que a campanha é definida a nível local, dando conta que também avisou as concelhias para a “necessidade do escrupuloso cumprimento do regime de direitos de autor”.

Apesar de contactar ambos os partidos, a Sociedade Portuguesa de Autores nunca obteve resposta.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.