Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores.

A ligação entre o açúcar e o cancro já era conhecida da comunidade científica, mas só agora um grupo de investigadores belgas do Vlaams Instituut voor Biotechnologie, do KU Leuven e do Vrije Universiteit Brussel, conseguiu mostrar como essa ligação funciona.

Antes do estudo, já se sabia que todas as células do corpo necessitam de energia e que é ao açúcar que a vão buscar. A diferença é que as células cancerígenas consomem muito mais açúcar do que as saudáveis, num fenómeno conhecido como o efeito Warburg.

O estudo publicado na revista Nature, que teve uma duração de nove anos, começou em 2008, e esclarece a relação entre o efeito Warburg e o rápido crescimento do cancro observado em alguns casos. No entanto, fica por determinar se o efeito Warburg é um sintoma ou uma causa do cancro.

Segundo o professor Johan Thevlein, “a pesquisa revela como o consumo hiperativo de açúcar das células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de contínua estimulação do crescimento e desenvolvimento do cancro”.

No estudo, os investigadores apontam as “consequências radicais” que tem a ligação entre o açúcar e o cancro e referem ainda que “Estes dados fornecem uma base para pesquisas futuras neste domínio, que agora podem ser realizadas com um foco muito mais preciso e relevante”.

A conclusão do estudo nasceu da observação da ação das células de levedura em contacto com o açúcar. Tal como as células humanas, a levedura contém uma proteína – a Ras – que pode tornar-se cancerígena após sofrer uma mutação.

“Observámos na levedura que a degradação do açúcar está ligada à ativação de proteínas Ras através do intermediário Frutose-1,6-bisfosfato, que estimula a multiplicação tanto de células de fermento como de cancro. É impressionante que este mecanismo tenha sido conservado durante a longa evolução da célula de fermento para a célula humana”, dizem os investigadores.

O estudo propôs que o crescimento das células cancerígenas pudesse ser travado fazendo com que as células más morressem “à fome”, ou seja, sem açúcar. No entanto, o problema é que atualmente não existe forma comprovada de fazer com que as células cancerígenas passem fome e as saudáveis não.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não é por acaso que Deus dá uma lista dos alimentos saudáveis na bíblia e que para os cristãos, o jejum seja aconselhado para que a vida vá bem.
    Há uma combinação muito perigosa: leite, ovos e açucar (um autêntico veneno), cuidado por isso com os pudins e alguns bolos.

    • Para Carlos Silva:
      Posso saber onde foi buscar a fonte da sua asserção: “Há uma combinação muito perigosa: leite, ovos e açucar (um autêntico veneno), cuidado por isso com os pudins e alguns bolos.” ?
      Seria interessante divulgar aspectos pertinentes da alimentação (neste caso do exemplo dado por si) para todos nós sabermos e comermos adequadamente.
      Grato.

RESPONDER

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …