Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores.

A ligação entre o açúcar e o cancro já era conhecida da comunidade científica, mas só agora um grupo de investigadores belgas do Vlaams Instituut voor Biotechnologie, do KU Leuven e do Vrije Universiteit Brussel, conseguiu mostrar como essa ligação funciona.

Antes do estudo, já se sabia que todas as células do corpo necessitam de energia e que é ao açúcar que a vão buscar. A diferença é que as células cancerígenas consomem muito mais açúcar do que as saudáveis, num fenómeno conhecido como o efeito Warburg.

O estudo publicado na revista Nature, que teve uma duração de nove anos, começou em 2008, e esclarece a relação entre o efeito Warburg e o rápido crescimento do cancro observado em alguns casos. No entanto, fica por determinar se o efeito Warburg é um sintoma ou uma causa do cancro.

Segundo o professor Johan Thevlein, “a pesquisa revela como o consumo hiperativo de açúcar das células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de contínua estimulação do crescimento e desenvolvimento do cancro”.

No estudo, os investigadores apontam as “consequências radicais” que tem a ligação entre o açúcar e o cancro e referem ainda que “Estes dados fornecem uma base para pesquisas futuras neste domínio, que agora podem ser realizadas com um foco muito mais preciso e relevante”.

A conclusão do estudo nasceu da observação da ação das células de levedura em contacto com o açúcar. Tal como as células humanas, a levedura contém uma proteína – a Ras – que pode tornar-se cancerígena após sofrer uma mutação.

“Observámos na levedura que a degradação do açúcar está ligada à ativação de proteínas Ras através do intermediário Frutose-1,6-bisfosfato, que estimula a multiplicação tanto de células de fermento como de cancro. É impressionante que este mecanismo tenha sido conservado durante a longa evolução da célula de fermento para a célula humana”, dizem os investigadores.

O estudo propôs que o crescimento das células cancerígenas pudesse ser travado fazendo com que as células más morressem “à fome”, ou seja, sem açúcar. No entanto, o problema é que atualmente não existe forma comprovada de fazer com que as células cancerígenas passem fome e as saudáveis não.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não é por acaso que Deus dá uma lista dos alimentos saudáveis na bíblia e que para os cristãos, o jejum seja aconselhado para que a vida vá bem.
    Há uma combinação muito perigosa: leite, ovos e açucar (um autêntico veneno), cuidado por isso com os pudins e alguns bolos.

    • Para Carlos Silva:
      Posso saber onde foi buscar a fonte da sua asserção: “Há uma combinação muito perigosa: leite, ovos e açucar (um autêntico veneno), cuidado por isso com os pudins e alguns bolos.” ?
      Seria interessante divulgar aspectos pertinentes da alimentação (neste caso do exemplo dado por si) para todos nós sabermos e comermos adequadamente.
      Grato.

RESPONDER

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …