Actor Jamie Dornan apanhou susto em Portugal devido a lagartas tóxicas

@jamiedornan / Instagram

O actor Jamie Dornan de boné branco e barba grisalha a tirar uma selfie na montanha.

O actor Jamie Dornan.

Temeu que fosse um ataque cardíaco, mas, afinal, era  uma alergia causada por lagartas do pinheiro. O episódio aconteceu com o actor Jamie Dornan de “As Cinquenta Sombras de Grey” durante umas férias em Portugal.

Jamie Dornan é uma das várias celebridades mundiais que têm casa em Portugal e, por isso mesmo, é visita habitual ao nosso país. Mas, durante umas férias no ano passado, apanhou um susto que o levou ao hospital.

O caso é relatado pelo amigo do actor, o apresentador Gordon Smart, que contou tudo no podcast da BBC “The Good, the Bad and the Unexpected” depois de ter estado de férias no Algarve com Jamie Dornan, no ano passado.

O actor sentiu o braço esquerdo, a perna esquerda e a perna direita “dormentes”, relatou Smart no podcast.

Acreditando que eram sintomas de um ataque cardíaco, Jamie Dornan chamou uma ambulância e foi para o hospital. Teve alta após algumas horas – mas antes ainda teve que tirar uma selfie com os paramédicos, revelou também Smart.

Só na semana seguinte é que o actor que faz de Christian Grey no filme “As Cinquenta Sombras de Grey” soube o que aconteceu.

Não foi um ataque cardíaco, mas uma reacção alérgica a lagartas do pinheiro com que terá contactado num campo de golfe em Almancil, no concelho de Loulé (Faro).

Antes de Jamie Dornan, já Gordon Smart tinha apanhado um susto semelhante, dirigindo-se igualmente a um hospital português por acreditar que estava “a ter um ataque cardíaco”. Chegou ao hospital desmaiado num Uber, referiu no mesmo podcast.

“Tivemos muita sorte em sair vivos desta”, desabafou o apresentador, salientando que “há muitas destas lagartas nos campos de golfe no sul de Portugal” e que já “têm matado alguns cães” e provocado “ataques cardíacos a homens de 40 anos“.

Gordon partilhou no seu Instagram, em Março de 2023, algumas fotos tiradas em Almancil, onde aparece ao lado de Jamie Dornan e de outros amigos, com elogios ao nosso país.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Gordon Smart (@gordonsmart)

O que é a lagarta do pinheiro?

A lagarta do pinheiro é um “insecto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal”, como explica o INEM (Instituto de Emergência Médica), notando que também é conhecida como “processionária”.

O contacto com os pelos, seja por via directa ou por inalação, pode causar “uma reacção alérgica cuja gravidade depende da intensidade da exposição e da sensibilidade individual”, esclarece ainda o INEM.

Os animais domésticos, como cães e gatos, também podem ser vítimas de alergia quando em contacto com estas lagartas.

A altura mais propícia ao aparecimento destas alergias é na Primavera, altura em que as lagartas do pinheiro libertam os seus pelos. Contudo, as alterações climáticas têm alterado o ciclo natural e, cada vez mais, ocorrem episódios alérgicos noutras épocas.

O que fazer em caso de contacto?

Em caso de contacto com lagartas de pinheiro, deve “retirar o vestuário e tomar banho“, recomenda o INEM.

Se esse contacto ocorrer nos olhos, lave-os “com água corrente durante cerca de 10 minutos”, aconselha ainda, frisando que deve também “remover os pelos urticantes que possam ter ficado aderentes à pele (por exemplo, com um adesivo).

Depois disso, aplique um creme hidratante para aliviar a irritação na pele.

Mas se a reacção alérgica for intensa, consulte um médico o quanto antes.

Pode também contactar o Centro de Informação Antivenenos através do 800 250 250 para saber o que fazer.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.