/

Activista do Femen despe-se no Vaticano e tenta roubar o menino Jesus

1

Agentes de segurança do Vaticano detiveram uma activista do Femen, que se despiu na praça de São Pedro, no Vaticano, após a mensagem de Natal do Papa Francisco, e tentou roubar a figura de menino Jesus.

De seios descobertos ostentando uma inscrição em letras pretas “Deus é uma mulher“, a activista rompeu a cerca, aproximou-se do presépio instalado ao pé da árvore de Natal e tentou apanhar a figura do menino Jesus.

O incidente ocorreu depois da mensagem de Natal do Papa Francisco ter terminado, mas na praça de São Pedro havia ainda muitos peregrinos.

Segundo explicações constantes no site da organização, a acção teve como objectivo protestar contra a “postura de séculos do Vaticano relativamente ao direito de as mulheres tomarem decisões em relação ao seu corpo e à função reprodutiva”.

As activistas do movimento Femen, fundado na Ucrânia em 2008, realizam acções chocantes em topless – não só no seu país, mas em outras partes do mundo.

Em 2012, a organização deixou a Ucrânia e foi registada em França, onde se encontra actualmente sediada. Ramos do movimento apareceram nos últimos anos em vários outros países.

A organização descreve-se a si própria como “combatendo o patriarcado nas suas três manifestações: exploração sexual das mulheres, ditadura e religião”.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.