Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Julien Warnand / EPA

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez disparar as bolsas e o valor da libra.

Jim Ratcliffe, James Dyson e Hugh Grosvenor, considerados os três homens mais ricos do Reino Unido, lucraram mil milhões de euros sem mexer um único dedo, conforme dados da agência Bloomberg. Tudo graças ao anúncio de que o Reino Unido chegou a acordo com a União Europeia para a saída do espaço comunitário.

O anúncio de acordo levou à subida do valor da libra e das acções cotadas em bolsa, o que beneficiou as pessoas mais endinheiradas do Reino Unido.

De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, só Hugh Grosvenor, de 28 anos e Duque de Westminster, ganhou cerca de 800 milhões de euros.

Jim Ratcliffe, o presidente e director executivo do grupo de produtos químicos Ineos que tem 66 anos, e James Dyson, designer industrial de 72 anos que está ligado ao negócio dos aspiradores, também viram as suas fortunas aumentar. De notar que estes dois milionários são fortes apoiantes do Brexit.

A saída da União Europeia do Reino Unido não está, contudo, ainda consumada, já que Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, tem agora que convencer o Parlamento do seu país para aceitar o acordo alcançado no Conselho Europeu.

Johnson não tem a maioria na Câmara dos Comuns e já perdeu várias votações cruciais no Parlamento. Ficam assim dúvidas quanto ao que vai acontecer no caso do novo acordo do Brexit.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já descartou um novo adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia, defendendo que perante um acordo reformulado não há argumentos para novas extensões, mesmo que o Parlamento britânico rejeite o texto.

“Espero que [o acordo] seja aprovado, confio que seja aprovado. Tem de ser. Seja ou não seja, não haverá extensão”, garantiu Juncker à entrada da cimeira europeia. “Concluímos um acordo, por isso não há argumento para novos adiamentos, tem de ser feito agora“, alertou ainda.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “considerados os três homens mais ricos do Reino Unido, lucraram mil milhões de euros sem mexer um único dedo”
    Olha que bonito… muito justo e moralmente aceitável!…

RESPONDER

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …