Nem o ácido sulfúrico consegue derreter um Big Mac

Qual será o resultado final da combinação de ácido sulfúrico com um Big Mac? O canal do You Tube Let’s Mel This fez a experiência, e a resposta é surpreendente.

Se julgava que um Big Mac em contacto com ácido sulfúrico, o famigerado H2SO4, se ia desfazer e transformar-se numa massa gelatinosa informe, ou coisa pior, um novo vídeo do Let’s Melt This vai mostrar-lhe até que ponto estava enganado/a.

O vídeo mostra uma experiência do popular canal do You Tube, no qual os seus responsáveis transformam todo o tipo de objetos do quotidiano em líquido. Televisões, escovas de dentes e relógios são alguns exemplos de objetos que derreteram com sucesso.

Mas segundo o Design Taxi, desta vez, o desafio foi muito mais complicado: derreter um Big Mac com ácido sulfúrico.

Conforme é possível observar no vídeo, o hambúrguer resiste ao desgaste provocado pelo químico corrosivo. Embora não consiga resistir totalmente, já que o ácido consegue alterar as propriedades do alimento, o Big Mac mantém a sua forma original de uma forma surpreendente.

“Originalmente, pensamos que o Big Mac se iria dissolver.Acontece que na realidade o ácido sulfúrico assou o pão do Big Mac, até ele ficar duro como pedra. Chegamos à conclusão que o resultado final se assemelha a um hambúrguer que ficou no forno demasiado tempo”, explica a equipa do Let’s Melt This.

A gravação do fenómeno durou cerca de 30 minutos, mas o resultado foi editado de forma a tornar o vídeo mais curto e mais fácil de visualizar.

No fim da experiência, o Big Mac transforma-se num “pedra dura”, com uma aparência carbonizada. Ainda assim, é impressionante a forma como consegue manter a sua aparência original.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se experimentar o mesmo com um quilo de açúcar, o açúcar vai-se transformar numa massa solida de carbono e não numa pasta…

  2. Experimentem fazer a coisa com ácido fluorídrico e vão ver onde é que o hamburger vai parar. Experiência pouco razoável; não é o bigmac que tem propriedades especiais…

  3. A isto chamo terrorismo de mercado. Se é verdade que o Big Mac tem esta reacção com o ácido sulfúrico, então todos os hamburgers têm a mesma reacção, é carne e queijo e pão. Estes vídeos tendem a prejudicar (ou beneficiar) algumas empresas. Não é por isto que vou comer mais ou menos Big Mac, não gosto do produto devido ao acumular de gorduras, mas há quem mude de atitude com base nestas notícias não confirmadas.

  4. Qual a concentração desse Ácido Sulfúrico ???? Parece água até na cor translucida ….
    As luvas que usam no video não aguentam o poder corrosivo desse ácido ….. nem são adequadas para ácidos …
    Algo não está bem aqui ….

    • O ácido sulfúrico concentrado e acabadinho de fazer, é transparente como água que o dilui.
      O ácido sulfúrico escurece para um tom acinzentado quando envelhece ou quando é contaminado.
      Até aqui o moço que anda nas obras sabe isso…

RESPONDER

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …

"O emprego mais difícil do mundo" é português, não tem salário e procura "gente de fibra"

"O emprego mais difícil do mundo" é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para "gente de fibra". Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a …