Nem o ácido sulfúrico consegue derreter um Big Mac

Qual será o resultado final da combinação de ácido sulfúrico com um Big Mac? O canal do You Tube Let’s Mel This fez a experiência, e a resposta é surpreendente.

Se julgava que um Big Mac em contacto com ácido sulfúrico, o famigerado H2SO4, se ia desfazer e transformar-se numa massa gelatinosa informe, ou coisa pior, um novo vídeo do Let’s Melt This vai mostrar-lhe até que ponto estava enganado/a.

O vídeo mostra uma experiência do popular canal do You Tube, no qual os seus responsáveis transformam todo o tipo de objetos do quotidiano em líquido. Televisões, escovas de dentes e relógios são alguns exemplos de objetos que derreteram com sucesso.

Mas segundo o Design Taxi, desta vez, o desafio foi muito mais complicado: derreter um Big Mac com ácido sulfúrico.

Conforme é possível observar no vídeo, o hambúrguer resiste ao desgaste provocado pelo químico corrosivo. Embora não consiga resistir totalmente, já que o ácido consegue alterar as propriedades do alimento, o Big Mac mantém a sua forma original de uma forma surpreendente.

“Originalmente, pensamos que o Big Mac se iria dissolver.Acontece que na realidade o ácido sulfúrico assou o pão do Big Mac, até ele ficar duro como pedra. Chegamos à conclusão que o resultado final se assemelha a um hambúrguer que ficou no forno demasiado tempo”, explica a equipa do Let’s Melt This.

A gravação do fenómeno durou cerca de 30 minutos, mas o resultado foi editado de forma a tornar o vídeo mais curto e mais fácil de visualizar.

No fim da experiência, o Big Mac transforma-se num “pedra dura”, com uma aparência carbonizada. Ainda assim, é impressionante a forma como consegue manter a sua aparência original.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se experimentar o mesmo com um quilo de açúcar, o açúcar vai-se transformar numa massa solida de carbono e não numa pasta…

  2. Experimentem fazer a coisa com ácido fluorídrico e vão ver onde é que o hamburger vai parar. Experiência pouco razoável; não é o bigmac que tem propriedades especiais…

  3. A isto chamo terrorismo de mercado. Se é verdade que o Big Mac tem esta reacção com o ácido sulfúrico, então todos os hamburgers têm a mesma reacção, é carne e queijo e pão. Estes vídeos tendem a prejudicar (ou beneficiar) algumas empresas. Não é por isto que vou comer mais ou menos Big Mac, não gosto do produto devido ao acumular de gorduras, mas há quem mude de atitude com base nestas notícias não confirmadas.

  4. Qual a concentração desse Ácido Sulfúrico ???? Parece água até na cor translucida ….
    As luvas que usam no video não aguentam o poder corrosivo desse ácido ….. nem são adequadas para ácidos …
    Algo não está bem aqui ….

    • O ácido sulfúrico concentrado e acabadinho de fazer, é transparente como água que o dilui.
      O ácido sulfúrico escurece para um tom acinzentado quando envelhece ou quando é contaminado.
      Até aqui o moço que anda nas obras sabe isso…

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …