Nem o ácido sulfúrico consegue derreter um Big Mac

Qual será o resultado final da combinação de ácido sulfúrico com um Big Mac? O canal do You Tube Let’s Mel This fez a experiência, e a resposta é surpreendente.

Se julgava que um Big Mac em contacto com ácido sulfúrico, o famigerado H2SO4, se ia desfazer e transformar-se numa massa gelatinosa informe, ou coisa pior, um novo vídeo do Let’s Melt This vai mostrar-lhe até que ponto estava enganado/a.

O vídeo mostra uma experiência do popular canal do You Tube, no qual os seus responsáveis transformam todo o tipo de objetos do quotidiano em líquido. Televisões, escovas de dentes e relógios são alguns exemplos de objetos que derreteram com sucesso.

Mas segundo o Design Taxi, desta vez, o desafio foi muito mais complicado: derreter um Big Mac com ácido sulfúrico.

Conforme é possível observar no vídeo, o hambúrguer resiste ao desgaste provocado pelo químico corrosivo. Embora não consiga resistir totalmente, já que o ácido consegue alterar as propriedades do alimento, o Big Mac mantém a sua forma original de uma forma surpreendente.

“Originalmente, pensamos que o Big Mac se iria dissolver.Acontece que na realidade o ácido sulfúrico assou o pão do Big Mac, até ele ficar duro como pedra. Chegamos à conclusão que o resultado final se assemelha a um hambúrguer que ficou no forno demasiado tempo”, explica a equipa do Let’s Melt This.

A gravação do fenómeno durou cerca de 30 minutos, mas o resultado foi editado de forma a tornar o vídeo mais curto e mais fácil de visualizar.

No fim da experiência, o Big Mac transforma-se num “pedra dura”, com uma aparência carbonizada. Ainda assim, é impressionante a forma como consegue manter a sua aparência original.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se experimentar o mesmo com um quilo de açúcar, o açúcar vai-se transformar numa massa solida de carbono e não numa pasta…

  2. Experimentem fazer a coisa com ácido fluorídrico e vão ver onde é que o hamburger vai parar. Experiência pouco razoável; não é o bigmac que tem propriedades especiais…

  3. A isto chamo terrorismo de mercado. Se é verdade que o Big Mac tem esta reacção com o ácido sulfúrico, então todos os hamburgers têm a mesma reacção, é carne e queijo e pão. Estes vídeos tendem a prejudicar (ou beneficiar) algumas empresas. Não é por isto que vou comer mais ou menos Big Mac, não gosto do produto devido ao acumular de gorduras, mas há quem mude de atitude com base nestas notícias não confirmadas.

  4. Qual a concentração desse Ácido Sulfúrico ???? Parece água até na cor translucida ….
    As luvas que usam no video não aguentam o poder corrosivo desse ácido ….. nem são adequadas para ácidos …
    Algo não está bem aqui ….

    • O ácido sulfúrico concentrado e acabadinho de fazer, é transparente como água que o dilui.
      O ácido sulfúrico escurece para um tom acinzentado quando envelhece ou quando é contaminado.
      Até aqui o moço que anda nas obras sabe isso…

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …