Acidente no Rali de Guimarães vai ser investigado pelo Ministério Público

DR Vitor Fernandes / TVI

O Renault Clio de Hélder Macedo e Marco Mota   que se despistou no Rali Sprint de Guimarães provocando a morte de 3 pessoas

O Renault Clio de Hélder Macedo e Marco Mota que se despistou no Rali Sprint de Guimarães provocando a morte de 3 pessoas

O acidente que vitimou este domingo 3 pessoas durante o 1º Rali Sprint de Guimarães vai ser investigado pelo Ministério Público, adiantou no local a GNR, mas a organização da prova garante que estavam cumpridos todos os critérios de segurança.

Em declarações aos jornalistas no local do acidente, na Rampa da Penha, freguesia de Calvo, o responsável da sala de situação da GNR, capitão Adelino Silva, apontou ser “ainda prematuro” apontar culpas no acidente, que além de três mortos, provocou ainda dois feridos graves e três ligeiros.

“É prematuro tecer algum comentário de culpabilidade do que aconteceu” pelo que, adiantou, “tudo irá ser averiguado em sede de inquérito” e “todos os factos irão ser comunicados ao Ministério Público que, em sede disso, pedirá novas diligências processuais”, garantiu.

Versões contraditórias

O despiste deste domingo no Rali Sprint de Guimarães resultou no atropelamento de 8 pessoas, provocando a morte de dois rapazes de 8 e 13 anos e uma mulher de 50.

As circunstâncias nas quais se deu o despiste não são ainda claras havendo mesmo informações contraditórias quanto ao local onde estavam as 8 pessoas vítimas deste acidente.

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Joaquim Oliveira, apontou que as vítimas estariam num talude quando foram colhidas, enquanto o diretor da prova relatou que estariam “na berma” da estrada, a caminho do local da prova.

Segundo o diretor da prova, Eduardo Crespo, o acidente deu-se quando o carro 46, o Renault Clio de Hélder Macedo e Marco Mota, se despistou “depois das células da tomada de tempos e embateu contra pessoas que iriam a passar para ver o rali”.

No entanto, o responsável no local dos bombeiros vimaranenses apontou que estariam num outro local: “Tanto quanto entendo estavam em cima de um talude”, afirmou.

Se o local era, ou não, seguro para estar é outra questão na qual há opiniões díspares.

Eduardo Crespo afirmou que o local “não estava vedado mas as pessoas tinham informação que era perigoso estar ali”.

“Penso que estariam numa posição de segurança”, referiu Joaquim Oliveira.

Segurança e meios de socorro

Quanto à segurança e meios de apoio envolvidos na prova, bombeiros, GNR e organização concordam que “estavam reunidas todas as condições de segurança” exigidas para um evento desta natureza mas reconhecem ser difícil antever certo tipo de cenários.

“Todos os meios e situações foram equacionadas mas perante um cenário desta envergadura todo planeamento fica um pouco assim sem sustentação em virtude de nunca sabermos o que poderá acontecer“, explicou o responsável da GNR.

Segundo Joaquim Oliveira, “os primeiros socorros foram dados por uma enfermeira do público” mas os restantes meios não demoraram a chegar ao local já que “se encontravam mobilizados”.

O operacional dos bombeiros relatou ainda que duas vítimas já estavam mortas quando o socorro chegou mas que ainda foram realizadas manobras de suporte básico de vida “mas sem sucesso” à outra vítima mortal.

Na operação de socorro, disse, “estiveram envolvidas 7 viaturas de urgência e viaturas de desencarceramento”.

Segundo disse à Lusa um fonte junto da prova, os pilotos que corriam no rali estavam a prestar uma homenagem a um colega falecido num acidente numa prova anterior.

“Corriam com a fotografia do colega no vidro do carro”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …