Há um acelerador de partículas na cave do Museu do Louvre

O museu francês do Louvre, que é o mais visitado do mundo, tem um acelerador de partículas na sua cave, quer serve para ajudar a documentar, conservar e restaurar milhares de peças de arte de todo o país.

De acordo com a Boing Boing, existem três pisos do Louvre sob a alçada do Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus de França (C2RMF). Este organismo independente do museu fornece serviços de investigação de restauro a mais de 1.200 obras de artes distribuídas por todas as galerias do país.

Para levar a cabo o seu trabalho, a C2RMF opera um acelerador de partículas de 27 metros, o AGLAE, capaz de acelerar partículas até 20% da velocidade da luz. O instrumento é utilizado para trabalhos de restauro e para resolver alguns mistérios.

Por exemplo, exemplifica a mesma fonte, o AGLAE pode determinar se uma peça esculpida com vidro veneziano antigo é realmente oriundo da cidade italiana. O acelerador permite ainda analisar as peças sem lhes causar danos, tal como explica a BBC.

De acordo com a emissora britânica, este é o único acelerador de partículas do mundo ao serviço da arte. Em novembro de 2017 foi alvo de trabalhos de melhoramento que custaram cerca de 2,1 milhões de euros.

Recentemente, uma jornalista norte-americana, Annie Minoff, relatou uma visita ao local, recordando que este tipo de equipamentos pode ser realmente útil para a arte. Através da sua conta de Twitter, Minoff publicou várias fotografias sobre o local, questionando os internautas se sabiam da existência do local.

Com 10,2 milhões de visitantes em 2018, o museu francês é o mais visitado do mundo. A maioria dos visitantes são estrangeiros, destacando-se os turistas norte-americanos, chineses, italianos, britânicos e brasileiros.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …