A montanha russa voltou. O que se passa (desta vez) na GameStop?

Uma publicação no X duplicou o preço das suas acções em poucos minutos. Empresa de videojogos já tinha passado por outro episódio peculiar.

A GameStop é uma empresa dedicada à venda de videojogos. Existe há 40 anos mas os últimos têm sido particularmente agitados.

No início de 2021, foi a protagonista de uma batalha financeira entre um grupo de utilizadores do Reddit e dois fundos de investimento.

As pessoas ligadas a Wall Street estavam a tentar afundar o preço das suas acções mas os membros da rede social levaram a melhor e o valor de mercado da empresa subiu de forma incrível.

Houve um grande movimento de pequenos investidores em bloco. Investidores privados concordaram em fazer compras em fóruns e subiram mais de 2000% o preço das acções. Foi um “meme stock”.

Saltando para 2024, o “finfluencer” Keith Gill, que já tinha sido importante no movimento “meme stock” em 2021, voltou ao X para publicar algo que já estará a ser o início de um fenómeno semelhante.

O seu perfil, Roaring Kitty, esteve “calado” durante algum tempo. Agora publicou uma imagem onde se vê uma figura inclinada para a frente com um comando de jogo nas mãos.

Foi o suficiente para criar milhões de reacções e visualizações – e alimentou a especulação de que o “influencer” vai voltar ao ataque, destaca o Jornal de Negócios.

A negociação das acções da GameStop foi suspensa, logo a seguir ao arranque da sessão nos EUA, nesta terça-feira. Porquê? Porque o seu valor já estava, em poucos minutos, a duplicar, a subir mais de 100%. E sim, por causa de uma imagem.

Desde o início de 2024 a empresa de videojogos já valorizou 72,33% em bolsa. Um problema para os “short-sellers” que apostavam na sua queda: já perderam cerca de mil milhões de dólares.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.