Accionistas querem forçar Mark Zuckerberg a sair do Facebook

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Um grupo de investidores do Facebook abriu uma campanha para afastar Mark Zuckerberg, o co-fundador e CEO da empresa, do posto de presidente do Conselho Directivo da mesma.

A intenção de afastar Zuckerberg já foi apresentada formalmente e partiu de investidores que são membros da SumOfUs, uma organização que advoga pela responsabilização das grandes companhias.

Mark Zuckerberg acumula os títulos de CEO e presidente do Conselho Directivo do Facebook desde 2012.

“Acreditamos que a combinação destes dois papéis numa única pessoa enfraquece a gestão de uma corporação, o que pode prejudicar o valor das acções“, refere a proposta de afastamento.

No documento afiança-se ainda que “uma liderança independente no Facebook seria particularmente construtiva”, numa altura em que a empresa “enfrenta críticas acrescidas em relação à forma como o seu papel é percebido na promoção de notícias enganosas; na censura, no discurso de ódio e em alegadas inconsistências na aplicação dos padrões orientadores da comunidade e nas políticas de conteúdos”.

A SumOfUs argumenta que ter uma pessoa diferente no cargo acarretaria um equilíbrio de poder entre o CEO e o corpo de directores, o que considera bastante necessário, após a aprovação de uma proposta, em 2016, que reduz a influência de algumas classes de accionistas.

A conselheira de mercado da SumOfUs, Lisa Lindsey, refere, numa entrevista ao site VentureBeat, que 333 mil pessoas assinaram uma petição a solicitar que o Facebook melhore a sua organização corporativa. Desse total, apenas 1.500 seriam accionistas.

A grande questão é que não será muito fácil convencer os outros accionistas de que esta separação de cargos é uma boa ideia. Um CEO em função dupla não é uma exclusividade do Facebook. Outras empresas, como Netflix, Tesla, Amazon, entre outras, também possuem CEOs com acumulação de funções.

Além do mais, Zuckerberg “é um dos maiores accionistas” do Facebook e “pode derrubar facilmente a proposta, juntamente com outros investidores aliados”, refere o VentureBeat.

A boa saúde financeira da empresa, com os seus lucros e as suas acções em crescendo, também não ajudarão a convencer os investidores a empurrarem Zuckerberg para fora da direcção da empresa.

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …