Accionistas querem forçar Mark Zuckerberg a sair do Facebook

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Um grupo de investidores do Facebook abriu uma campanha para afastar Mark Zuckerberg, o co-fundador e CEO da empresa, do posto de presidente do Conselho Directivo da mesma.

A intenção de afastar Zuckerberg já foi apresentada formalmente e partiu de investidores que são membros da SumOfUs, uma organização que advoga pela responsabilização das grandes companhias.

Mark Zuckerberg acumula os títulos de CEO e presidente do Conselho Directivo do Facebook desde 2012.

“Acreditamos que a combinação destes dois papéis numa única pessoa enfraquece a gestão de uma corporação, o que pode prejudicar o valor das acções“, refere a proposta de afastamento.

No documento afiança-se ainda que “uma liderança independente no Facebook seria particularmente construtiva”, numa altura em que a empresa “enfrenta críticas acrescidas em relação à forma como o seu papel é percebido na promoção de notícias enganosas; na censura, no discurso de ódio e em alegadas inconsistências na aplicação dos padrões orientadores da comunidade e nas políticas de conteúdos”.

A SumOfUs argumenta que ter uma pessoa diferente no cargo acarretaria um equilíbrio de poder entre o CEO e o corpo de directores, o que considera bastante necessário, após a aprovação de uma proposta, em 2016, que reduz a influência de algumas classes de accionistas.

A conselheira de mercado da SumOfUs, Lisa Lindsey, refere, numa entrevista ao site VentureBeat, que 333 mil pessoas assinaram uma petição a solicitar que o Facebook melhore a sua organização corporativa. Desse total, apenas 1.500 seriam accionistas.

A grande questão é que não será muito fácil convencer os outros accionistas de que esta separação de cargos é uma boa ideia. Um CEO em função dupla não é uma exclusividade do Facebook. Outras empresas, como Netflix, Tesla, Amazon, entre outras, também possuem CEOs com acumulação de funções.

Além do mais, Zuckerberg “é um dos maiores accionistas” do Facebook e “pode derrubar facilmente a proposta, juntamente com outros investidores aliados”, refere o VentureBeat.

A boa saúde financeira da empresa, com os seus lucros e as suas acções em crescendo, também não ajudarão a convencer os investidores a empurrarem Zuckerberg para fora da direcção da empresa.

PARTILHAR

RESPONDER

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …