/

“Acasalaram como loucos”. Um helicóptero causou uma enorme orgia de crocodilos na Austrália

O voo baixo de um helicóptero perto de uma quinta causou uma enorme orgia entre 3000 crocodilos.

Na Koorana Crocodile Farm, em Queensland, Austrália, um helicóptero Chinook em voo baixo desencadeou recentemente um fenómeno inusitado: um frenesim de acasalamento entre os mais de 3000 crocodilos da quinta.

O evento surpreendeu John Lever, proprietário da quinta, que notou um aumento súbito na atividade sexual dos crocodilos logo após a passagem do helicóptero. “Todos os grandes machos se levantaram e rugiram e bramaram para o céu, e depois, quando os helicópteros saíram, acasalaram como loucos“, disse Lever.

Mark O’Shea, herpetologista da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, ofereceu algumas explicações possíveis para este comportamento peculiar. Segundo O’Shea, a presença de helicópteros em voo baixo pode simular muitos dos sinais de aviso de uma tempestade iminente, como mudanças na pressão atmosférica e sons de baixa frequência. Estes são captados pelos órgãos sensoriais integumentares (ISOs) presentes na pele dos crocodilos, usados para detetar alterações no ambiente.

Em condições naturais, fortes chuvas costumam servir como afrodisíacos para muitas espécies de crocodilos. Isto porque os crocodilos de água salgada (Crocodylus porosus) costumam acasalar durante tempestades, para garantir que as novas crias não se afoguem em inundações subsequentes.

A atividade dos helicópteros pode também estar a imitar os sons emitidos por crocodilos machos em competição, que recorrem a comportamentos como o bater da água com as suas mandíbulas — outra forma de comunicação territorial e de acasalamento, relata o Live Science.

Embora o efeito dos helicópteros nos crocodilos ainda não seja completamente claro, este episódio serve como um exemplo curioso da interação entre atividades humanas e comportamento animal. Como sugere O’Shea, outros fatores, como mudanças na temperatura, podem também desempenhar um papel na prontidão dos crocodilos para acasalar, tornando o efeito dos helicópteros uma peça de um puzzle mais complexo.

O evento oferece também uma oportunidade para mais investigação sobre como as atividades humanas podem afetar o comportamento e os ciclos reprodutivos da vida selvagem, algo que poderá ter implicações importantes para a conservação destes animais no futuro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.