/

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

1

António Pedro Santos / Lusa

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso.

Segundo o jornal Expresso, o processo, que deu entrada esta quinta-feira no Tribunal da Comarca de Lisboa, é da autoria do advogado Jorge Mattamouros, sócio há 27 anos do clube encarnado. O autor do processo vive nos Estados Unidos, onde é sócio da firma de advogados White & Case, com especialização em disputas e arbitragens internacionais.

O processo tem como base alegadas violações dos estatutos do clube e supostas irregularidades, nomeadamente fraude no voto eletrónico nas eleições de outubro de 2020, ganhas por Luís Filipe Vieira 62,59% dos votos. O presidente do Benfica é acusado ainda de utilizar o clube para benefício pessoal.

Ao que o Expresso conseguiu apurar, a ação judicial interposta esta quinta-feira por Jorge Mattamouros tem dois argumentos centrais.

Por um lado, a ação invoca a conduta do presidente encarnado, acusado de misturar negócios pessoais e dinheiro do clube, no que o autor do processo considera ser uma violação dos estatutos do Benfica e razão para a perda automática de mandato.

Em segundo lugar, Mattamouros coloca em causa a legitimidade da presidência de Vieira, que acusa de irregularidades nas eleições do Benfica de outubro de 2020, entre as quais fraude no processo de voto eletrónico. A ação coloca particularmente em causa a forma como as urnas com os votos presenciais foram transportadas após as eleições.

(dr) White & Case

Foto de perfil do advogado Jorge Mattamouros no site da White & Case

Benfica “profundamente indignado”

A direção do Benfica manifestou-se hoje “profundamente indignada” com a ação judicial interposta no Tribunal da Comarca de Lisboa e que visa afastar Luís Filipe Vieira da presidência do clube.

“A Direção do Sport Lisboa e Benfica está profundamente indignada com mais um atentado à dignidade da instituição. Para agredir o SLB, por via judicial, basta ter papel, lápis, advogado e pagar as custas. Como se vê, toda a calúnia pode chegar a Tribunal, mesmo que desprovida de qualquer fundamento”, reagiu o clube, em comunicado.

“É tempo, de uma vez por todas, para quem perdeu as eleições aceitar os resultados ditados pelos sócios e respeitar o mandato em curso”, diz o Benfica, que assegura que “o autor desta ação sofrerá todas as consequências patrimoniais e associativas por agredir o Benfica com a única finalidade de se promover”.

Por fim, o Benfica “esclarece” os sócios de que o advogado Jorge Mattamouros é “apoiante e cunhado do candidato derrotado às últimas eleições”, João Noronha Lopes.

Presidente desde 2003, Luís Filipe Vieira é o dirigente que mais tempo lidera o clube, tendo sido reeleito para um sexto mandado, até 2024, com 62,59% dos votos, enquanto João Noronha Lopes teve 34,71%, no ato eleitoral mais participado de sempre na instituição, com mais de 38 mil votantes.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.