Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

António Pedro Santos / Lusa

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso.

Segundo o jornal Expresso, o processo, que deu entrada esta quinta-feira no Tribunal da Comarca de Lisboa, é da autoria do advogado Jorge Mattamouros, sócio há 27 anos do clube encarnado. O autor do processo vive nos Estados Unidos, onde é sócio da firma de advogados White & Case, com especialização em disputas e arbitragens internacionais.

O processo tem como base alegadas violações dos estatutos do clube e supostas irregularidades, nomeadamente fraude no voto eletrónico nas eleições de outubro de 2020, ganhas por Luís Filipe Vieira 62,59% dos votos. O presidente do Benfica é acusado ainda de utilizar o clube para benefício pessoal.

Ao que o Expresso conseguiu apurar, a ação judicial interposta esta quinta-feira por Jorge Mattamouros tem dois argumentos centrais.

Por um lado, a ação invoca a conduta do presidente encarnado, acusado de misturar negócios pessoais e dinheiro do clube, no que o autor do processo considera ser uma violação dos estatutos do Benfica e razão para a perda automática de mandato.

Em segundo lugar, Mattamouros coloca em causa a legitimidade da presidência de Vieira, que acusa de irregularidades nas eleições do Benfica de outubro de 2020, entre as quais fraude no processo de voto eletrónico. A ação coloca particularmente em causa a forma como as urnas com os votos presenciais foram transportadas após as eleições.

(dr) White & Case

Foto de perfil do advogado Jorge Mattamouros no site da White & Case

Benfica “profundamente indignado”

A direção do Benfica manifestou-se hoje “profundamente indignada” com a ação judicial interposta no Tribunal da Comarca de Lisboa e que visa afastar Luís Filipe Vieira da presidência do clube.

“A Direção do Sport Lisboa e Benfica está profundamente indignada com mais um atentado à dignidade da instituição. Para agredir o SLB, por via judicial, basta ter papel, lápis, advogado e pagar as custas. Como se vê, toda a calúnia pode chegar a Tribunal, mesmo que desprovida de qualquer fundamento”, reagiu o clube, em comunicado.

“É tempo, de uma vez por todas, para quem perdeu as eleições aceitar os resultados ditados pelos sócios e respeitar o mandato em curso”, diz o Benfica, que assegura que “o autor desta ação sofrerá todas as consequências patrimoniais e associativas por agredir o Benfica com a única finalidade de se promover”.

Por fim, o Benfica “esclarece” os sócios de que o advogado Jorge Mattamouros é “apoiante e cunhado do candidato derrotado às últimas eleições”, João Noronha Lopes.

Presidente desde 2003, Luís Filipe Vieira é o dirigente que mais tempo lidera o clube, tendo sido reeleito para um sexto mandado, até 2024, com 62,59% dos votos, enquanto João Noronha Lopes teve 34,71%, no ato eleitoral mais participado de sempre na instituição, com mais de 38 mil votantes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …