/

Academia de Hollywood convida 683 novos membros para contrariar falta de diversidade

A Academia de Hollywood convidou 683 pessoas para serem membros da organização, o dobro face ao ano passado, com o objetivo de alcançar uma maior diversidade.

Dos 683 novos membros convidados, 46% são mulheres e 41% membros de minorias étnicas, indicou a Academia de Hollywood, num comunicado publicado na quarta-feira.

Entre os convidados figuram nomes como o do ator negro John Boyega (“Star Wars”), o realizador belgo-curdo Sahim Omar Kalifa, o cineasta iraniano Abbas Kiarostami, as atrizes Emma Watson (“Harry Potter”) e Alicia Vikander (“The Danish girl”) ou ainda a cantora negra Mary J. Blige.

Os novos membros representam quase 60 países.

De acordo com dados oficiais da entidade, 27% do grémio é composto por mulheres e 11% por membros de minorias étnicas, sendo que, antes do anúncio de quarta-feira, essas percentagens correspondiam a 25% e 8%, respetivamente.

No ano passado, foram convidados 322 novos membros e, em anos anteriores, o número foi menor: 271 em 2014, 276 em 2013, 176 em 2012 e 178 em 2011.

A Academia anunciou, em janeiro, uma série de mudanças com o objetivo de duplicar entre os seus membros o universo de mulheres e de pessoas de diferentes raças para o ano 2020.

Esta é uma medida para amainar as críticas pela falta de diversidade nos Óscares, depois de muitos atores negros terem boicotado a última entrega de prémios.

A polémica estalou depois de terem sido conhecidas as nomeações dos prémios da Academia, as quais, pelo segundo ano consecutivo, não incluíam nenhum ator negro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.