“Acabou a Guerra”. O micro (e a dentadura) com que Churchill o anunciou vão a leilão

A dentadura postiça de Winston Churchill e o microfone com que o primeiro-ministro britânico anunciou o fim da II Guerra Mundial vão a leilão no próximo mês – uma oportunidade única para qualquer colecionador endinheirado que queira ter um pedaço da história do Mundo.

No início do próximo mês, a Cotswold Auction Company vai leiloar um pedaço da história da Humanidade.

Entre outros artefactos históricos relacionados com a II Guerra Mundial, estará a leilão o microfone de rádio que, a 8 de maio de 1945, Churchill usou para anunciar a rendição incondicional da Alemanha nazi.

O guerra terminou oficialmente a 2 de setembro de 1945, quando o Japão se rendeu às forças aliadas, quase um mês após os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki.

Segundo a Smithsonian, o histórico microfone com que o primeiro-ministro britânico se dirigiu à nação para anunciar o fim da guerra na Europa tem uma placa de bronze gravada com a inscrição “O preço da liberdade é a vigilância eterna. Winston S. Churchill“.

Apesar do valor histórico do microfone, a peça que está a despertar mais atenção  é a dentadura postiça que Churchil usava na altura. Segundo Liz Poole, diretora da casa de leilões, a peça, montada em ouro, deverá alcançar um valor de 9300 euros.

Churchill, que enfrentou problemas dentários desde cedo, dependia das suas dentaduras, feitas à medida, para manter o seu estilo de discurso distinto, que foi crucial durante as suas declarações ao país em tempo de guerra.

Entre os seus numerosos conjuntos de dentaduras, um terá sido enterrado com Churchill, e outro está exposto no Museu do Royal College of Surgeons, em Londres.

Algumas das dentaduras que vão a leilão remontam aos primeiros dias da guerra, quando Churchill, na altura Primeiro-Ministro, as usou em muitos dos seus discursos históricos, incluindo o que é provavelmente o seu mais famoso discurso, “We Shall Fight on the Beaches“, proferido no Parlamento em junho de 1940.

As dentaduras de Churchill eram feitas pelo técnico dentário Derek Cudlipp, segundo as especificações do seu dentista, Wilfred Fish. A família Cudlipp guardou estas dentaduras durante muitos anos, antes de as vender em 2010 por cerca de 18 mil euros.

Segundor Andrew Bullock, porta-voz da casa de leilões,  o estado de conservação dos dentes refletia muitas vezes o estado da guerra, uma vez que Churchill era conhecido por as atirar para onde calhasse, quando estava agitado — com consequências visíveis na integridade física das dentaduras.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.