Acabaram-se as tréguas. Comunistas estão insatisfeitos com Governo PS

António Pedro Santos / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa

O PCP assume um papel de “força de oposição” ao Governo de António Costa. Este é o ponto final nas tréguas entre os dois partidos.

No último domingo, durante a reunião do comité central, os comunistas deixaram claro que o atual quadro político não é o mesmo, dando sinais claros de insatisfação perante as iniciativas do Governo socialista, avança o semanário Expresso.

Uma das primeiras críticas a vir à tona prende-se com a pressa com que o Executivo de António Costa arrancou esta legislatura. “Ao contrário do que sucedeu em 2015, em 2019 o Governo, num escasso espaço de tempo, tomou posse, apresentou o seu programa e entrou em funções.”

Além disso, acresce ainda a preocupação com o teor do programa apresentado ao Parlamento e com o anúncio da intenção de fechar, em sede de Concertação Social, um acordo de rendimentos com alcance a médio prazo.

De acordo com o PCP, o programa do Governo “dá prioridade ao défice e à dívida, em prejuízo da Administração Publica e dos seus serviços” e “dá prioridade a visões assistencialistas em prejuízo de opções de justiça na distribuição da riqueza”. A Concertação Social, por sua vez, “trava o crescimento do rendimento das famílias e não responde à emergência nacional do aumento geral de salários”.

“Constrangimentos”, “retrocessos” e “decisões inaceitáveis” são algumas das palavras que compõem o comunicado final do comité central do PCP, espelhando o tom do partido nesta relação que já viu melhores dias.

Em tempo de discussão do Orçamento de Estado para 2020, o PCP considera importante a “denúncia das limitações e opções da política do Governo PS, bem como do confronto com a ofensiva reacionária que procura encontrar espaço para os seus projetos antidemocráticos”, avança o matutino.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pois acordaram tarde, foram menos uns quantos deputados para o desemprego.
    Agora toca a correr atrás do prejuízo. No final iremos ver o quão pesada foi a factura.
    O PCP e os VERDES só estão a colher o que semearam. Tantas lutas lhe o povo lhes pediu para ser vós e eles se aqueciam nas mantas do PS. Agora admiram-se que o “Outro” seja aclamado em manif’s.
    A CDU falhou quando mais o povo precisou de ser protegido, deslumbrou-se e agora não passam de uns tristes que batem palmas no parlamento. Agora querem fazer oposição. Oposição já tem os seu protagonistas ninguém vos dará crédito. O maior deles é o Outro do qual eu não prenuncio, pois é dar-lhe ainda mais importância sem o merecer.
    Como dizia um amigo meu “Carrega PORTO”

  2. Estes comunistas são o máximo, no anterior Governo do Costa jogaram com o pau de dois bicos até se aliaram ao PPD e CDS para votar contra uma proposta do PS, em todas as manifestações e greves marcaram sempre presença agora tem a lata de vir dizer que se acabaram as tréguas não sou nem PS nem PPD ou CDS mas nunca gostei de gente que usa paus de dois bicos e que se acham os donos da verdade, por isso fiquei contente pelo PCP ter perdido deputados e ficarei feliz quando não tiverem nem um deputado, sei bem o que passei quando o PCP se achava o dono disto tudo de 1974 a 1975, ainda bem que o 25 de Novembro deu para os afastar senão estaríamos bem pior.

  3. Que mudou ? O mesmo Primeiro Ministro, quase os mesmos ministros, o mesmo partido e o PCP agora descobriu que é oposição ? Perderam 5 deputados e agora têm 12. Quando toda a gente pensava que o PCP era coerente e não se “venderia” eis que Jerónimo de Sousa descobre a pólvora e resolve apoiar Costa e Catarina, claro que acabou perdendo e forte. Agora tentam voltar ao de antigamente, mas já todos vimos que o PCP é como os outros apoiou todos os cortes, todas as cativações, a manutenção de portagens nas ex-SCUTs, e tudo o o que o PS fez a seu belo prazer. No final o PS colheu os frutos e o PCP foi penalizado como qualquer idiota, tirando a direcção do PCP, poderia facilmente prever.

  4. Ai Jerónimo… o teu problema foi que parece que o teu médico te receitou uns drunfos bem fortes nos últimos 4 anos. Andaste letárgico de todo e agora, na ausência da medicação, é que vês o buraco onde o Costa está a enfiar o país. E eu sou de direita…

  5. Da última vez só perderam 5 deputados, mas para a próxima perdem ainda mais. Os velhos vão morrendo e os novos não querem nada com comunismo.

  6. O governo de Costa está de barriga ao Sol, uma vez que já não precisa do PCP para garantir a continuação da (des)governação. Contam com a Catarina, que está sedenta por protagonismo, vai valer tudo só para estar mais perto do poder. Mas tem de ter cuidado, ou pode-se tornar no Ícaro da política…

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …