Cabana pré-histórica descoberta em Lisboa (durante combate ao problema da habitação)

Neoépica (dr)

Descobertos vestígios de uma provável cabana da Idade do Bronze em Entrecampos (Lisboa)

Durante o processo de construção de casas no âmbito do Programa de Renda Acessível da autarquia de Lisboa – que procura dar resposta ao problema da habitação na capital -, foram descobertas estruturas arqueológicas que revelam a existência de um abrigo do tempo da Idade do Bronze, naquele local.

Um abrigo com mais de 5.000 anos foi descoberto num projeto urbanístico no Loteamento das Forças Armadas, em Entrecampos (Lisboa).

De acordo com o Público, esta suposta “caverna” do final do Calcolítico e o início da Idade do Bronze encontra-se numa área onde já no século XX tinham sido descobertos outros artefactos arqueológicos.

Em 1953, durante a abertura da Avenida dos Estados Unidos da América, os arqueólogos encontraram vestígios que confirmavam que a área teria, de facto, sido ocupada na pré-história recente.

Agora, na sequência de uma escavação de 2021, foi descoberta uma estrutura que confirmou a ocupação do local há cerca de 5.000 anos.

Deveria ser uma cabana ainda com alguma dimensão, semicircular e com a parte interior ocupada com lareiras e estruturas de combustão”, disse ao Público, Nuno Neto, um dos arqueólogos envolvidos nos trabalhos.

Conta o matutino que, no local, foram ainda encontrados vestígios de cerâmica – como de pratos e taças – e artefactos líticos – como lâminas ou foices. Tudo indícios que confirmam a presença humana no local na Idade da Pedra.

Nuno Neto enalteceu a importância de tais descobertas, na medida em que “vem acrescentar um novo conhecimento de uma ocupação pré-histórica no que é o território da atual cidade de Lisboa”, numa zona cidade que “não é muito conhecida do ponto de vista arqueológico”.

O loteamento em questão, junto à Avenida das Forças Armadas, faz parte do Programa de Renda Acessível da Câmara Municipal de Lisboa, que visa dar resposta ao problema da habitação.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.