Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph.

O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas identificaram pela primeira vez como sendo crítica para o crescimento das células cancerígenas, referiu Paul Spagnuolo, do Departamento de Ciência dos Alimentos.

A equipe do professor Spagnuolo demonstrou que a avocatina B, uma substância extraída dos abacates, é, sobretudo, eficaz no tratamento da leucemia mieloide aguda.

A substância atua diretamente na raiz da doença, as “células-tronco da leucemia”, um alvo para o qual existem poucos tratamentos disponíveis. A leucemia mieloide aguda é devastadora, levando à morte cerca de 90% dos adultos com mais de 65 anos acometidos pela doença.

As células de leucemia têm maiores quantidades de uma enzima chamada VLCAD envolvida no seu metabolismo, disse Spagnuolo.

“A célula depende dessa via para sobreviver”, acrescenta o especialista, explicando que o composto é um provável candidato à terapia medicamentosa. “Esta é a primeira vez que o VLCAD foi identificado como um alvo em qualquer cancro”.

A equipa examinou compostos nutracêuticos entre vários compostos, em busca de qualquer substância que pudesse inibir a enzima. “O melhor era derivado do abacate”, afirmou Spagnuolo, citado pelo Eurekalert.

Anteriormente, o laboratório examinou a abacatina B, uma molécula de gordura encontrada apenas em abacates, para uso potencial na prevenção da diabetes e no controlo da obesidade. Agora, a equipa está ansiosa por usá-la em pacientes com leucemia.

“Tem havido um esforço para encontrar drogas menos tóxicas que possam ser usadas”, pode ler-se no estudo, que foi publicado na revista Blood a 15 de março.

Contudo, para já, ainda serão necessários muitos testes antes da substância extraída do abacate poder chegar às farmácias.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Portugal empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …

O aperto de mão está em vias de extinção?

O aperto de mão desapareceu quando surgiu a pandemia do novo coronavírus, mas devido à vacinação em massa e ao levantamento progressivo das restrições no Estados Unidos e na Europa, o aperto de mão está …

Eslováquia 0 - 5 Espanha | Goleada com vista para a Croácia

A Espanha qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao golear a Eslováquia, por 5-0, um resultado que apura a Ucrânia como um dos melhores terceiros classificados. Espanha alcançou a maior …