Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph.

O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas identificaram pela primeira vez como sendo crítica para o crescimento das células cancerígenas, referiu Paul Spagnuolo, do Departamento de Ciência dos Alimentos.

A equipe do professor Spagnuolo demonstrou que a avocatina B, uma substância extraída dos abacates, é, sobretudo, eficaz no tratamento da leucemia mieloide aguda.

A substância atua diretamente na raiz da doença, as “células-tronco da leucemia”, um alvo para o qual existem poucos tratamentos disponíveis. A leucemia mieloide aguda é devastadora, levando à morte cerca de 90% dos adultos com mais de 65 anos acometidos pela doença.

As células de leucemia têm maiores quantidades de uma enzima chamada VLCAD envolvida no seu metabolismo, disse Spagnuolo.

“A célula depende dessa via para sobreviver”, acrescenta o especialista, explicando que o composto é um provável candidato à terapia medicamentosa. “Esta é a primeira vez que o VLCAD foi identificado como um alvo em qualquer cancro”.

A equipa examinou compostos nutracêuticos entre vários compostos, em busca de qualquer substância que pudesse inibir a enzima. “O melhor era derivado do abacate”, afirmou Spagnuolo, citado pelo Eurekalert.

Anteriormente, o laboratório examinou a abacatina B, uma molécula de gordura encontrada apenas em abacates, para uso potencial na prevenção da diabetes e no controlo da obesidade. Agora, a equipa está ansiosa por usá-la em pacientes com leucemia.

“Tem havido um esforço para encontrar drogas menos tóxicas que possam ser usadas”, pode ler-se no estudo, que foi publicado na revista Blood a 15 de março.

Contudo, para já, ainda serão necessários muitos testes antes da substância extraída do abacate poder chegar às farmácias.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …