A Toblerone vai ter de mudar o seu logotipo icónico. Tudo por um motivo bizarro

Parte da produção será transferida para a Eslováquia, pelo que a embalagem, que reproduz a imagem da montanha alpina, vai precisar de ser reformulada.

O pico da montanha Matterhorn vai ser removido das embalagem da Toblerone, como consequência da transferência de parte da produção do chocolate da Suíça para a Eslováquia.

A mudança na embalagem será feita para não violar uma lei que visa proteger a marca “Suíça“, em vigor desde 2017.

A empresa americana Mondelez, que fabrica o Toblerone, adiantou que a imagem da montanha de 4.478 metros de altura, um dos principais cartões postais da Suíça, será substituída por um ponto mais genérico.

A legislação Suíça prevê que símbolos nacionais não possam ser usados para promover produtos lácteos que não sejam fabricados exclusivamente no país — e, no caso de outros géneros alimentícios, pelo menos 80% da matéria-prima do produto deve ser de origem local.

Como parte da produção será transferida para a Eslováquia, a embalagem das barras de chocolate em forma de pirâmide, que reproduz a imagem da montanha alpina, vai precisar de ser reformulada.

Em nota enviada à BBC, a Mondelez explicou que o objetivo da transferência da produção para fora da Suíça é “responder ao aumento da procura mundial e expandir a marca Toblerone no futuro”.

A empresa informou que a nova embalagem incluiria uma “nova fonte e logotipo diferentes, inspirados ainda mais na história da Toblerone, e a inclusão da assinatura de fundador, Tobler”.

O Toblerone, o chocolate em forma de montanha feito de leite suíço com nougat de amêndoas e mel, foi colocado à venda pela primeira vez em 1908 em Berna, capital da Suíça.

No entanto, só em 1970 é que a silhueta recortada do Matterhorn apareceu nas embalagens — antes disso, uma águia e um urso decoravam a embalagem do chocolate, de acordo com o site do Toblerone.

A Tobler, fabricante original do chocolate, foi uma empresa independente até 1970, ano em que se fundiu com a Suchard, formando a Interfood, que depois se juntaria à Jacobs formando a Jacobs Suchard.

Esta faria parte do gigante de alimentação Kraft Jacobs Suchard até à criação, em 2012, da Mondelez, com as marcas de chocolates e confeitaria da Kraft Foods.

A Mondelez realça que Berna é “uma parte importante da nossa história e vai continuar a ser no futuro“.

Em 2016, o Toblerone esteve envolvida em controvérsia depois de ter mudado o formato das suas barras de chocolate, deixando mais espaço entre os característicos pedaços triangulares — numa tentativa de cortar custos.

Depois das inúmeras críticas então recebidas, a empresa decidiu dois anos mais tarde voltar à forma original dos seus triângulos de chocolate.

ZAP // BBC

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