/

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas – e pode eliminar de vez o ar condicionado

2

John Underwood / Purdue University photo

Xiulin Ruan, um dos especialistas que criou a tinta mais branca do mundo

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado.

Depois de testar mais de uma centena de materiais reflexivos diferentes, a equipa decidiu usar uma concentração extremamente alta de um composto químico chamado sulfato de bário, que normalmente é usado para fazer papel fotográfico e cosméticos brancos.

Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica na Universidade de Purdue, revelou que que quando a equipa iniciou o projeto, há cerca de sete anos, tinha em mente “a poupança de energia e o combate às mudanças climáticas”, cita o Interesting Engineering.

O uso de sulfato de bário na tinta, lê-se no relatório, permite que esta espalhe uma faixa maior do espectro solar.

Ou seja, o objetivo da equipa sempre foi desenvolver uma tinta que refletisse a luz do sol nos edifícios. Como a tinta que desenvolveram absorve menos calor do que emite, tem capacidade para arrefecer a superfície em que é aplicada, reduzindo a necessidade de utilização de ar-condicionado.

Este é um grande passo para ajudar a reduzir os efeitos nocivos dos sistemas de ar no meio ambiente, uma vez que as tintas reflexivas comerciais existentes no mercado refletem entre 80 a 90% da luz solar, mas não arrefecem as superfícies devidamente.

A equipa revela que cobrir uma área de cerca de 92 metros quadrados permite uma potência de arrefecimento equivalente a 10 quilowatts – que, de acordo com Xiulin Ruan, é “mais forte do que os sistemas de ar usados ​​pela maioria das casas”.

Os investigadores revelam que poderiam deixar a tinta ainda mais branca, mas a fórmula pela qual se estabeleceram é a mais viável comercialmente. Destacam ainda que, brevemente, o produto deverá começar a ser vendido.

A tinta já foi reconhecida pelo o Guinness World Records como a mais branca do mundo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

2 Comments

  1. Vamos precisar de muita dessa tinta em todo o mundo .
    Por cá talvez uma tonelada seja pouco
    para tanta coisa branquear desde os negócios passando pela bola e acabando nos politicos e aprendizes.
    Talvez com esta tinta , se veja tudo mais claro . Muito urgente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.