A terra também treme sob os Açores. Dois sismos sentidos em menos de 24 horas

3

Giåm / Flickr

Ilha de São Jorge, Açores.

Abalos não causaram feridos ou qualquer tipo de estragos.

Um sismo de 4,1 na escala de Richter foi sentido na ilha de Santa Maria, em Vila do Porto, São Pedro, Almagreira e Santo Espírito, revelou esta terça-feira a Proteção Civil.

No site do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa-se que o abalo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), às 22h40 locais de segunda-feira (23h40 em Lisboa), tendo epicentro a cerca de 51 quilómetros a Este de Santo Espírito, na ilha de Santa Maria, situada no grupo Oriental do arquipélago açoriano.

Este abalo sucede a outro registado ontem, pelas 14:38 horas locais, com epicentro a quatro quilómetros a este da Serreta, ilha Terceira. O evento foi ainda sentido em Santa Bárbara e classificado com uma magnitude de 2,0 na escala de Richter.

“De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Vila do Porto, São Pedro, Almagreira e Santo Espírito (concelho de Vila do Porto)”, acrescentou a Proteção Civil relativamente ao segundo abalo.

A Escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade de IV, considerada “Moderada”, os “carros estacionados balançam”, as “janelas, portas e loiças tremem” e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Com intensidade III, considerada Fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, de acordo com o IPMA.

As recentes movimentações sísmicas nos Açores no mesmo dia em que a Turquia e a Síria foram fustigadas por um novo terramoto, de 6,4 na escala de Richter, que causou pelo menos seis mortos e 300 feridos.

No passado dia 6 de fevereiro, os dois países sofreram uma série de abalos que causaram mais de 40 mil mortos e milhões de desalojados face ao risco de ruína de muitos edifícios. A região afetada pelos sismos estende-se por mais de 100 mil quilómetros quadrados, com cerca de 14 milhões de pessoas.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. O «…sismo de 4,1 na escala de Richter […] sentido na ilha de Santa Maria, em Vila do Porto, São Pedro, Almagreira e Santo Espírito…» segundo «…revelou esta terça-feira a Proteção Civil…», foi causado pela Natureza ou pelo Homem?
    E já se sabe se os terramotos na Turquia e na Síria foram provocados pela Natureza ou pelo Homem?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.