/

A melatonina não cura os problemas de sono — e a sua generalização está a preocupar cada vez mais os médicos

2

Especialistas norte-americanos alertam para o facto de os rótulos nem sempre corresponderem ao conteúdo das embalagens.

Está presente numa grande variedade de produtos, mas a sua eficácia é limitada e temporária, pelo que os especialistas defendem formas alternativas de se conseguir um bom sono. A melatonina ressurgiu em força durante a pandemia, face às muitas dificuldades que os indivíduos estavam a sentir para adormecer face ao stress, à enxurrada de notícias negativas ou a menor atividade física.

Por isso, não é por acaso que as vendas da melatonina tenham aumentado drasticamente. De acordo com dados divulgados pela Nielsen, empresa global de recolha de números, em 2020, os americanos gastaram 826 milhões de dólares em suplementos de melatonina, um aumento de 43% face ao ano anterior.

Este crescimento tem preocupado os médicos, que alegam que os suplementos de melatonina não são regulados pela Food and Drug Administration (FDA), entidade equiparada ao Infarmed em Portugal. Como tal, não há garantias de que o que o rótulo corresponda, de forma fiel, ao conteúdo da embalagem.

“Trata-se do único suplemento hormonal que não é aprovado pela FDA”, aponta Jamie Zeitzer, professor de Psiquiatria e Saúde Comportamental na Universidade de Stanford.

Mas, afinal, o que é a melatonina?

A melatonina consiste numa hormona que o nosso corpo produz naturalmente durante o ciclo sono — ou aquilo a que os investigadores chamam o ritmo circadiano. À medida que se torna mais escura, a glândula pineal segrega a melatonina. O mecanismo molecular preciso pelo qual a melatonina afecta o sono não é claro, mas, a melatonina sintética é frequentemente utilizada eficazmente para tratar fenómenos como as insónias e jet lag.

Nos Estados Unidos, a melatonina sintética é vendida sem qualquer exigência, ao passo que no Reino Unido só está disponível mediante receita médica e apenas para problemas de sono de curto prazo (prescrita até 13 semanas).

Embora Zeitzer não acredite que seja necessária uma receita médica para a ingestão de melatonina, o especialista apela a que a venda dos produtos seja regulada pela FDA, à semelhança do que acontece com Tylenol ou outros medicamentos de venda livre. Avisa ainda as pessoas para que sejam muito cautelosas quando medicam as crianças.

O problema dos suplementos de melatonina

Tal como nota a Inverse, muitas vezes o que está no rótulo dos suplemento não regulados, incluindo a melatonina, nem sempre corresponde à composição real, com  a qualidade e os ingredientes a variar muito.De facto, estudos recentes descobriram que a quantidade de melatonina nestes suplementos nem sempre reflecte o que o frasco diz, não sendo de descartar a existência de outros ingredientes potencialmente nocivos e cuja presença não foi identificada.

Um estudo de 2017 publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine descobriu que a quantidade de melatonina em vários suplementos pode variar entre 83% negativos e mais de 478% do que está no rótulo. Verificou-se ainda que 70% dos produtos testados tinham concentrações de melatonina inferiores ou iguais a 10 por cento do que foi inicialmente alegado. Pior: os autores escrevem, “o conteúdo de melatonina entre lotes de um mesmo produto variou até 465%”.

Por se tratar de hormona produzida naturalmente pelo organismo, os suplementos de melatonina são muitas vezes considerados “não-sedantes e não-vedantes“, ambos verdade. Estes termos implicam frequentemente um nível de segurança geral, no entanto, que simplesmente não é confirmado pela ciência.

Os investigadores ainda não testaram completamente os efeitos da toma de melatonina em doses elevadas nem a testaram durante um período de tempo prolongado, diz Roban. Doses mais elevadas (acima de 5 mg) são também mais susceptíveis de resultar em efeitos secundários negativos, um estudo de 2018 descobriu.

Os efeitos secundários negativos da melatonina

Os efeitos secundários negativos são uma preocupação real, considerando quantos produtos de venda livre – tanto de acordo com o rótulo como confirmados através de testes independentes – têm mais de 5 miligramas. “Se entrar na sua farmácia local, a maioria dos produtos de melatonina são 5 a 10 miligramas”, diz Roban.

“Foi demonstrado que qualquer coisa acima de 5 miligramas aumenta a probabilidade de efeitos secundários negativos como náuseas, aumento da ansiedade, e dores de cabeça. Os efeitos secundários de que mais ouço falar são sonhos e pesadelos muito reais“.

Embora o mecanismo preciso pelo qual a melatonina pode causar sonhos reais e pesadelos não seja conhecido, alguns médicos têm avançado com a hipótese de que a melatonina pode prolongar o chamado sono REM — o ciclo de sono em que os sonhos ocorrem — aumentando a probabilidade de se ter sonhos reais ou pesadelos. Isto pode ser particularmente problemático, por exemplo, quando os pais querem tratar a insónias dos seus filhos com melatonina.

Há também razões para manter o uso de melatonina a curto prazo. Para algumas pessoas, pode funcionar temporariamente, mas não se destina a ser usada a longo prazo. O que vai acontecer é que os seus problemas de sono vão voltar porque não se está a chegar à raiz do problema.

Como obter um sono melhor — sem tomar melatonina

Embora a melatonina possa parecer uma recurso fácil, existem alternativas. Talvez formas mais sustentáveis de obter uma noite de descanso adequada. A causa número um de problemas comportamentais do sono é o stress e a ansiedade, avançam os especialistas. Para os resolver, recomendam que se tente acalmar o corpo, bem como a mente.

Igualmente importante é o que não se faz antes de se tentar adormecer. Ver um espectáculo excitante ou intenso, fazer exercício ou olhar fixamente para o telefone ou computador, tudo isto faz a lista do que não se deve fazer antes de dormir. Se, por alguma razão, tiver de estar com o telefone ou a olhar para um ecrã antes de dormir, usar óculos de luz azul pode ajudar a compensar alguns dos efeitos estimulantes anti-melatonina dessa luz.

As famosas rotinas calmantes também podem ser um sinal para o cérebro de que está na hora de acalmar e ajudar a relaxar o  corpo. “Parece óbvio, mas quando não estamos a fazer coisas que promovem o relaxamento e o sono, vai ser mais difícil relaxar e dormir”, diz Roban. “Tomar uma bebida estimulante do sono como leite morno ou chá de camomila enquanto se tenta dormir é uma grande rotina pré-cama”.

Não só a rotina sinalizará mentalmente ao seu cérebro que está na hora de se acalmar, como também se pensa que o leite quente também estimula os efeitos do triptofano no cérebro. Whitney Roban trabalha frequentemente com adolescentes e adultos que têm problemas de sono e diz que um tema comum entre ambos os grupos etários é a ansiedade por não serem capazes de adormecer. Isso pode desencadear um ciclo vicioso.

Como tal, diz que não se opõe à ideia de ajudas ao sono, só que não temos uma que tenha sido provada ser completamente segura e eficaz a longo prazo. Até lá, ela diz: “Só precisamos de dar prioridade ao sono. E a boa notícia é que existem formas muito simples e diretas de o fazer”.

ZAP //

2 Comments

  1. Todos esses distúrbios do sono ficariam resolvidos se, em todos os países:

    1) deixasse de ser aplicada a “hora de Verão” (do final de Março ao final de Outubro, na Europa);

    2) cada país utilizasse durante todo o ano a hora legal correspondente ao fuso horário em que se encontra geograficamente localizado:

    UTC-2: Açores
    UTC-1: Madeira, Canárias e Islândia
    UTC: Irlanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Bélgica, Holanda e Luxemburgo
    UTC+1: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia, Chéquia, Eslováquia, Hungria, Itália, Malta, Eslovénia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Macedónia do Norte e Albânia
    UTC-2: Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Rússia Ocidental, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Bulgária, Grécia, Chipre, Turquia Ocidental

  2. O que dá cabo do sono é a “hora de Verão” (em Portugal adiantada 1h30 sobre a hora solar) e o facto de Espanha, França e Benelux, situados no fuso 0, estarem com hora legal do fuso +1.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.