A mais fantástica fotografia do “cometa verde dos Neandertais” foi captada por um português

Miguel Claro

Fotografia do cometa C/2022 E3 (ZTF) captada por Miguel Claro

O raro cometa verde C/2022 E3 (ZTF) que por estes dias está a passar pela Terra foi captado numa imagem esplendorosa pelo astrofotógrafo português Miguel Claro.

O cometa C/2022 E3 (ZTF), que não era visto desde os tempos dos Neandertais, está de visita ao nosso planeta desde o mês de janeiro.

A 1 de fevereiro passou no ponto mais próximo da Terra, a 45 milhões de quilómetros de distância, e continua agora a sua viagem a caminho da constelação Auriga. Na terceira semana de janeiro, foi visível a olho nu.

Foi nessa semana, na noite do dia 22, que o astrofotógrafo português Miguel Claro captou uma das mais espetaculares fotografias do cometa verde — um incrível close-up desta “Bola de Neve Cósmica”, com a sua bela cauda esverdeada, rodeada de estrelas coloridas.

A imagem revela também um detalhe raro: a anti-cauda do cometa, ou seja, uma cauda na direção do Sol. Este efeito de perspectiva, raramente observado, é causado por partículas ejetadas do núcleo que não são arrastadas pelo vento solar.

Segundo explica Miguel Claro ao Space.com, foi possível capturar a anti-cauda porque a Terra se encontrava na altura a atravessar o plano orbital do comenta.

A fotografia foi captada durante a noite, quando o cometa se encontrava a 67 milhões de quilómetros de distância, a partir do observatório Dark Sky Alqueva, no Alentejo — cujo parque é o primeiro “Destino Turístico de Astronomia” do mundo.

Nascido em Lisboa e radicado no Alentejo, Miguel Claro é fotógrafo profissional especializado em astrofotografia. Também autor e comunicador de astronomia, procura juntar nos seus trabalhos elementos do céu noturno e da Terra.

Astroarte / Facebook

Miguel Claro é fotógrafo profissional, autor, comunicador, astrofotógrafo do Dark Sky Alqueva e Photo Ambassador do ESO

A última vez que o C/2022 E3 passou pela Terra foi há 50 mil anos, durante a Idade da Pedra, quando os Homo sapiens partilhavam o planeta com os Neandertais — e, de acordo com os astrónomos, nunca mais vai voltar a acenar-nos do céu.

Fica assim registada a sua última passagem pelo nosso planeta com as esplendorosas imagens  captadas pelo astrofotógrafo português.

Armando Batista, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.