A maior parte do ADN é lixo genético (e ainda bem)

Cerca de 75% do genoma humano consiste de componentes não funcionais, de acordo com um estudo de Dan Graur, investigador da Faculdade de Biologia e Bioquímica da Universidade de Houston, nos EUA

Um novo estudo, realizado por uma equipa de cientistas liderada pelo biólogo evolucionista Dan Graur, permite ao cientista sugerir o que há a para contrariar as inevitáveis mutações dos genes no corpo humano – e explicar e o que aconteceria se o ADN humano fosse 100% funcional.

O estudo de Graur, publicado este mês na Genome Biology and Evolution, é baseado num trabalho do geneticista Hermann Muller, prémio Nobel da Medicina em 1946, que em 1960 disse que a humanidade, bem como as populações de outros organismos da Terra, se encontra num delicado estado de equilíbrio.

O corpo humano sofre de mutações que perturbam a função reprodutiva e, ao mesmo tempo, submete-se a processos evolutivos que ajudam a evitar essas mutações.

O processo, a que Muller chamou a “carga de mutação“, significa que qualquer parte do nosso corpo pode submeter-se a mudanças que vão afectar o seu funcionamento. “Qualquer coisa, por exemplo, um televisor, com o tempo começa a trabalhar pior, e por fim vai deixar de funcionar”, explica o cientista.

A maior ameaça para os genes são as mutações. A maioria delas acontecem na parte funcional do genoma tem um carácter pernicioso. E e então como podemos contrariar estes processos?

Individualmente, não há forma eficaz de garantir menor impacto das mutações no organismo humano, mas como espécie, o Homem pode defender-se. “É preciso aumentar a taxa de natalidade! É preciso dar à luz mais crianças, e aumentar a diversidade da nossa população”, diz Dan Graur, citado pela Science Daily.

“Estimei inicialmente que só uma parte do nosso genoma é funcional, e de acordo com os meus cálculos, essa parte não excede os 25%. Na realidade, será até mais baixa, por volta de 10 ou 15%”, diz o cientista.

E isso é bom. Muito bom.

Se o genoma fosse 100% funcional, e todas as suas partes sofressem mutações, explica Graur, a quantidade de mutações perniciosas seria tão grande que o número de crianças necessários para que a população fosse relativamente estável teria que ser maior do que a quantidade de galáxias do Universo.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Como não sabem o que aqueles 75% fazem, então dizem que é lixo. Nada na natureza existe sem um propósito. NADA.
    A maior parte do ADN é de natureza quântica.

    • “A maior parte do ADN é de natureza quântica.”
      E está imbuído de energia cósmica!
      (Dai-me paciência, senhor, mas dai-ma já…)

      • ADN = 90% quântico, 10% linear
        Molécula dinâmica, multidimensional, podendo até ser reprogramada/reparada com certas frequências de luz e até mesmo com a nossa linguagem!Se não sabia, fica a saber.
        Um dos melhores estudos científicos comprovados sobre ADN foi feito por Grazyna Fosar e Franz Bludorf, pode ler ainda “Vernetzte Intelligenz”, dos mesmos autores referidos.
        E se o senhor lhe der ainda mais paciência, pode consultar também Pjotr Gargajev sobre o comportamento vibracional no ADN.
        E sim, a energia cósmica permeia-nos por todo o lado.
        Mais uma vez realço, NADA na Natureza é inútil. NADA.

        • Respondo-lhe com uma sugestão: procure por esses autores no Google Scholar ou outras fontes bibliométricas; se estiver minimamente familiarizado com o meio científico, facilmente perceberá que esses autores publicam lixo. Se não quiser, continue a iludir-se e seja feliz!

  2. Mais uma vez a arrogância e a estupidez Científica a cuspir!
    Concordo também, nada na Natureza é desperdício e tudo terá uma qualquer função predestinada!

RESPONDER

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …