A maior parte do ADN é lixo genético (e ainda bem)

Cerca de 75% do genoma humano consiste de componentes não funcionais, de acordo com um estudo de Dan Graur, investigador da Faculdade de Biologia e Bioquímica da Universidade de Houston, nos EUA

Um novo estudo, realizado por uma equipa de cientistas liderada pelo biólogo evolucionista Dan Graur, permite ao cientista sugerir o que há a para contrariar as inevitáveis mutações dos genes no corpo humano – e explicar e o que aconteceria se o ADN humano fosse 100% funcional.

O estudo de Graur, publicado este mês na Genome Biology and Evolution, é baseado num trabalho do geneticista Hermann Muller, prémio Nobel da Medicina em 1946, que em 1960 disse que a humanidade, bem como as populações de outros organismos da Terra, se encontra num delicado estado de equilíbrio.

O corpo humano sofre de mutações que perturbam a função reprodutiva e, ao mesmo tempo, submete-se a processos evolutivos que ajudam a evitar essas mutações.

O processo, a que Muller chamou a “carga de mutação“, significa que qualquer parte do nosso corpo pode submeter-se a mudanças que vão afectar o seu funcionamento. “Qualquer coisa, por exemplo, um televisor, com o tempo começa a trabalhar pior, e por fim vai deixar de funcionar”, explica o cientista.

A maior ameaça para os genes são as mutações. A maioria delas acontecem na parte funcional do genoma tem um carácter pernicioso. E e então como podemos contrariar estes processos?

Individualmente, não há forma eficaz de garantir menor impacto das mutações no organismo humano, mas como espécie, o Homem pode defender-se. “É preciso aumentar a taxa de natalidade! É preciso dar à luz mais crianças, e aumentar a diversidade da nossa população”, diz Dan Graur, citado pela Science Daily.

“Estimei inicialmente que só uma parte do nosso genoma é funcional, e de acordo com os meus cálculos, essa parte não excede os 25%. Na realidade, será até mais baixa, por volta de 10 ou 15%”, diz o cientista.

E isso é bom. Muito bom.

Se o genoma fosse 100% funcional, e todas as suas partes sofressem mutações, explica Graur, a quantidade de mutações perniciosas seria tão grande que o número de crianças necessários para que a população fosse relativamente estável teria que ser maior do que a quantidade de galáxias do Universo.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Como não sabem o que aqueles 75% fazem, então dizem que é lixo. Nada na natureza existe sem um propósito. NADA.
    A maior parte do ADN é de natureza quântica.

    • “A maior parte do ADN é de natureza quântica.”
      E está imbuído de energia cósmica!
      (Dai-me paciência, senhor, mas dai-ma já…)

      • ADN = 90% quântico, 10% linear
        Molécula dinâmica, multidimensional, podendo até ser reprogramada/reparada com certas frequências de luz e até mesmo com a nossa linguagem!Se não sabia, fica a saber.
        Um dos melhores estudos científicos comprovados sobre ADN foi feito por Grazyna Fosar e Franz Bludorf, pode ler ainda “Vernetzte Intelligenz”, dos mesmos autores referidos.
        E se o senhor lhe der ainda mais paciência, pode consultar também Pjotr Gargajev sobre o comportamento vibracional no ADN.
        E sim, a energia cósmica permeia-nos por todo o lado.
        Mais uma vez realço, NADA na Natureza é inútil. NADA.

        • Respondo-lhe com uma sugestão: procure por esses autores no Google Scholar ou outras fontes bibliométricas; se estiver minimamente familiarizado com o meio científico, facilmente perceberá que esses autores publicam lixo. Se não quiser, continue a iludir-se e seja feliz!

  2. Mais uma vez a arrogância e a estupidez Científica a cuspir!
    Concordo também, nada na Natureza é desperdício e tudo terá uma qualquer função predestinada!

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …