A Internet está a contribuir para as alterações climáticas (e isso pode ser o seu fim)

A Internet está a causar o seu próprio fim. Cada linha de código requer eletricidade para funcionar e grande parte dessa eletricidade vem de combustíveis fósseis. Porém, cada libertação dióxido de carbono das centrais elétricas está a levar a Internet à ruína.

A ascensão dos smartphones coloca mais informações ao nosso alcance do que nunca, enquanto a crescente complexidade dos sites significa que é necessário mais energia para fornecer essas informações. Assim, a crescente pegada de carbono da Internet é um grande problema.

O uso de internet de cada pessoa, na verdade, apenas emite uma pequena quantidade de carbono. Por exemplo, cada e-mail enviado emite aproximadamente 0,004 quilogramas de dióxido de carbono. No entanto, com 150 milhões de emails enviados ao redor do mundo num minuto, emite 60 mil quilogramas de dióxido de carbono.

Com 57,3% da população mundial com acesso e a usar a Unternet, se continuarmos a usá-la de forma irresponsável estaremos indiretamente a causar danos prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com o Gizmodo, um relatório de 2019 revelou que a produção e o uso de tecnologia digital respondem por 4% de todas as emissões de carbono do mundo – mais do que as emissões globais da aviação.

A demanda de energia está a aumentar 9% por ano, colocando a Internet na vanguarda da crise climática.

No entanto, muitas infraestruturas da Internet estão na linha de frente. Muitos dos cabos e nós de fibra ótica que permitem que a Internet aconteça estão localizados no nível do mar. Um estudo publicado em 2018 mostra que a elevação do nível do mar nos próximos 15 anos pode inundar 6.545 quilómetros de fibra permanentemente.

Por outro lado, segundo o Green Journal, empresas globais como Facebook e Amazon estão a trabalhar em soluções de data center. Essas empresas pretendem ter data centers com eficiência energética, alimentados por energia 100% renovável, este ano para ajudar a reduzir o impacto do carbono que o uso da Internet impõe ao meio ambiente.

O uso da Internet é inevitável, mas não precisamos de sacrificar o planeta para continuar a usá-la.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como voltar ao burrinho e levar a carta a casa do amigo, problema também é que segundo consta os excrementos do bichinho também provocam efeitos de estufa, mais ainda, consumir muito papel exige muito corte de árvores, pior ainda, os incendiários são cada vez mais e mais ativos e impunes.

RESPONDER

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …