A Internet está a contribuir para as alterações climáticas (e isso pode ser o seu fim)

A Internet está a causar o seu próprio fim. Cada linha de código requer eletricidade para funcionar e grande parte dessa eletricidade vem de combustíveis fósseis. Porém, cada libertação dióxido de carbono das centrais elétricas está a levar a Internet à ruína.

A ascensão dos smartphones coloca mais informações ao nosso alcance do que nunca, enquanto a crescente complexidade dos sites significa que é necessário mais energia para fornecer essas informações. Assim, a crescente pegada de carbono da Internet é um grande problema.

O uso de internet de cada pessoa, na verdade, apenas emite uma pequena quantidade de carbono. Por exemplo, cada e-mail enviado emite aproximadamente 0,004 quilogramas de dióxido de carbono. No entanto, com 150 milhões de emails enviados ao redor do mundo num minuto, emite 60 mil quilogramas de dióxido de carbono.

Com 57,3% da população mundial com acesso e a usar a Unternet, se continuarmos a usá-la de forma irresponsável estaremos indiretamente a causar danos prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com o Gizmodo, um relatório de 2019 revelou que a produção e o uso de tecnologia digital respondem por 4% de todas as emissões de carbono do mundo – mais do que as emissões globais da aviação.

A demanda de energia está a aumentar 9% por ano, colocando a Internet na vanguarda da crise climática.

No entanto, muitas infraestruturas da Internet estão na linha de frente. Muitos dos cabos e nós de fibra ótica que permitem que a Internet aconteça estão localizados no nível do mar. Um estudo publicado em 2018 mostra que a elevação do nível do mar nos próximos 15 anos pode inundar 6.545 quilómetros de fibra permanentemente.

Por outro lado, segundo o Green Journal, empresas globais como Facebook e Amazon estão a trabalhar em soluções de data center. Essas empresas pretendem ter data centers com eficiência energética, alimentados por energia 100% renovável, este ano para ajudar a reduzir o impacto do carbono que o uso da Internet impõe ao meio ambiente.

O uso da Internet é inevitável, mas não precisamos de sacrificar o planeta para continuar a usá-la.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como voltar ao burrinho e levar a carta a casa do amigo, problema também é que segundo consta os excrementos do bichinho também provocam efeitos de estufa, mais ainda, consumir muito papel exige muito corte de árvores, pior ainda, os incendiários são cada vez mais e mais ativos e impunes.

RESPONDER

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …

Republicanos no Senado preparam-se para um possível "mundo pós-Trump"

Enquanto os republicanos enfrentam um eleição que pode trazer más notícias para o Presidente e o seu partido, alguns começam a se distanciar de Donald Trump, ao mesmo tempo que tentam não atrair a sua …

Dez curiosidades sobre o asteróide Bennu

A primeira missão da NASA a enviar uma amostra de um asteroide antigo chegou ao seu alvo, o asteroide Bennu, no dia 3 de dezembro de 2018. Esta missão, OSIRIS-REX (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith …

Eleições do Benfica antecipadas para 28 de outubro

As eleições para os órgãos sociais do Benfica foram antecipadas para 28 de outubro, uma quarta-feira, face à proibição de circulação de pessoas entre concelhos no dia inicialmente agendado para o ato eleitoral. "A Mesa da …

OMS e Wikipédia colaboram para combater "pandemia de desinformação"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na quinta-feira uma colaboração com a Wikipedia, uma enciclopédia 'online' de livre acesso e participação comunitária, para difusão de informação fidedigna e atualizada sobre a covid-19, contra uma …

Varandas responde a Pinto da Costa: "Um bandido será sempre um bandido"

O presidente do Sporting respondeu ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que afirmou recentemente, em entrevista à TVI, que Frederico Varandas faria um grande serviço ao Sporting se se dedicasse de novo à …