A Internet está a contribuir para as alterações climáticas (e isso pode ser o seu fim)

A Internet está a causar o seu próprio fim. Cada linha de código requer eletricidade para funcionar e grande parte dessa eletricidade vem de combustíveis fósseis. Porém, cada libertação dióxido de carbono das centrais elétricas está a levar a Internet à ruína.

A ascensão dos smartphones coloca mais informações ao nosso alcance do que nunca, enquanto a crescente complexidade dos sites significa que é necessário mais energia para fornecer essas informações. Assim, a crescente pegada de carbono da Internet é um grande problema.

O uso de internet de cada pessoa, na verdade, apenas emite uma pequena quantidade de carbono. Por exemplo, cada e-mail enviado emite aproximadamente 0,004 quilogramas de dióxido de carbono. No entanto, com 150 milhões de emails enviados ao redor do mundo num minuto, emite 60 mil quilogramas de dióxido de carbono.

Com 57,3% da população mundial com acesso e a usar a Unternet, se continuarmos a usá-la de forma irresponsável estaremos indiretamente a causar danos prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com o Gizmodo, um relatório de 2019 revelou que a produção e o uso de tecnologia digital respondem por 4% de todas as emissões de carbono do mundo – mais do que as emissões globais da aviação.

A demanda de energia está a aumentar 9% por ano, colocando a Internet na vanguarda da crise climática.

No entanto, muitas infraestruturas da Internet estão na linha de frente. Muitos dos cabos e nós de fibra ótica que permitem que a Internet aconteça estão localizados no nível do mar. Um estudo publicado em 2018 mostra que a elevação do nível do mar nos próximos 15 anos pode inundar 6.545 quilómetros de fibra permanentemente.

Por outro lado, segundo o Green Journal, empresas globais como Facebook e Amazon estão a trabalhar em soluções de data center. Essas empresas pretendem ter data centers com eficiência energética, alimentados por energia 100% renovável, este ano para ajudar a reduzir o impacto do carbono que o uso da Internet impõe ao meio ambiente.

O uso da Internet é inevitável, mas não precisamos de sacrificar o planeta para continuar a usá-la.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como voltar ao burrinho e levar a carta a casa do amigo, problema também é que segundo consta os excrementos do bichinho também provocam efeitos de estufa, mais ainda, consumir muito papel exige muito corte de árvores, pior ainda, os incendiários são cada vez mais e mais ativos e impunes.

RESPONDER

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …