A Internet está a contribuir para as alterações climáticas (e isso pode ser o seu fim)

A Internet está a causar o seu próprio fim. Cada linha de código requer eletricidade para funcionar e grande parte dessa eletricidade vem de combustíveis fósseis. Porém, cada libertação dióxido de carbono das centrais elétricas está a levar a Internet à ruína.

A ascensão dos smartphones coloca mais informações ao nosso alcance do que nunca, enquanto a crescente complexidade dos sites significa que é necessário mais energia para fornecer essas informações. Assim, a crescente pegada de carbono da Internet é um grande problema.

O uso de internet de cada pessoa, na verdade, apenas emite uma pequena quantidade de carbono. Por exemplo, cada e-mail enviado emite aproximadamente 0,004 quilogramas de dióxido de carbono. No entanto, com 150 milhões de emails enviados ao redor do mundo num minuto, emite 60 mil quilogramas de dióxido de carbono.

Com 57,3% da população mundial com acesso e a usar a Unternet, se continuarmos a usá-la de forma irresponsável estaremos indiretamente a causar danos prejudiciais ao meio ambiente.

De acordo com o Gizmodo, um relatório de 2019 revelou que a produção e o uso de tecnologia digital respondem por 4% de todas as emissões de carbono do mundo – mais do que as emissões globais da aviação.

A demanda de energia está a aumentar 9% por ano, colocando a Internet na vanguarda da crise climática.

No entanto, muitas infraestruturas da Internet estão na linha de frente. Muitos dos cabos e nós de fibra ótica que permitem que a Internet aconteça estão localizados no nível do mar. Um estudo publicado em 2018 mostra que a elevação do nível do mar nos próximos 15 anos pode inundar 6.545 quilómetros de fibra permanentemente.

Por outro lado, segundo o Green Journal, empresas globais como Facebook e Amazon estão a trabalhar em soluções de data center. Essas empresas pretendem ter data centers com eficiência energética, alimentados por energia 100% renovável, este ano para ajudar a reduzir o impacto do carbono que o uso da Internet impõe ao meio ambiente.

O uso da Internet é inevitável, mas não precisamos de sacrificar o planeta para continuar a usá-la.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como voltar ao burrinho e levar a carta a casa do amigo, problema também é que segundo consta os excrementos do bichinho também provocam efeitos de estufa, mais ainda, consumir muito papel exige muito corte de árvores, pior ainda, os incendiários são cada vez mais e mais ativos e impunes.

RESPONDER

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Aumento da procura de viagens para Portugal no Reino Unido faz disparar o preço dos voos

Os preços das viagens aéreas entre o Reino Unido e Portugal disparam com o fim das restrições à vista. O aumento dos preços indica que a procura de voos por turistas britânicos está a aumentar. O …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …