/

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

(cv) Mirror Coatings

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida – e poderá estar perdida.

O material foi criado pelo inventor amador britânico Maurice Ward, um ex-cabelereiro apaixonado por ciência, que deu os primeiros passos para a concepção da invenção em meados dos anos 1980.

Tudo começou após uma tentativa mal sucedida de Ward de produzir capôs de plástico para a Citröen. As peças foram trituradas e deitadas ao lixo, e ficaram esquecidas até 22 de agosto de 1985. Nesse dia, um avião com destino à ilha grega de Corfu incendiou-se após a descolagem, em Manchester, Inglaterra, matando 55 pessoas.

O acidente chamou a atenção de Ward, que se propôs a criar um material capaz de resistir a altas temperaturas. Ward começou a fazer experiências misturando e fundindo o material que tinha deitado ao lixo.

Ward testou diferentes fórmulas e foi descartando as que não davam certo, até que obteve um material que, ao ser aquecido, resistiu a uma temperatura de 2.500 °C. Ainda mais impressionante, manteve-se frio ao toque.

Em 1990, a invenção chegou à televisão. No programa da BBC Tomorrow’s World, o apresentador Peter McCann colocou um ovo coberto com starlite sob a chama de um maçarico. O material não emitiu nenhum fumo tóxico, e o ovo não ficou cozido: ao ser aberto, estava cru. O starlite tinha isolado completamente o ovo do calor do fogo.

Outros testes mais sofisticados e rigorosos confirmaram o potencial da invenção, cujo nome, starlite, foi dado pela neta do inventor, Kimberly. Por algum motivo, os testes continuaram a envolver ovos.

O Departamento de Armas Atómicas do Reino Unido revestiu um ovo e submeteu-o a uma exposição de radiação nuclear, com uma temperatura equivalente a 10.000 °C, e os resultados foram impressionantes. Enquanto muitos materiais evaporavam ao passar dos 2.000 °C, o starlite mantinha-se intacto.

Em 1991, uma amostra do material foi submetida a um ataque atómico, numa área de testes nucleares, no Novo México, nos Estados Unidos. Outro teste, realizado no Reino Unido, mostra que o starlite resistiu a uma força equivalente a 75 bombas de Hiroshima.

Os resultados despertaram o interesse da agência espacial norte-americana NASA, e de empresas como a British Aerospace e a Boeing. Mas nenhuma negociação com Ward para comercializar a fórmula rendeu frutos.

Relatos da época indicam que Ward impunha condições excessivas para negociar o starlite. O inventor queria, por exemplo, manter 51% da propriedade. Além disso, exigia que quem quisesse ser seu sócio assinasse um acordo comprometendo-se a não plagiar a fórmula, ou tentar descobri-la a partir do exame do material e seus componentes.

[caption id="attachment_31586" align="aligncenter" width="600"] -[/caption] Portugal estreia-se esta segunda-feira no Mundial 2014, com a Alemanha, numa partida em que contará com Cristiano Ronaldo a 100% e frente a um adversário com quem perdeu nos últimos três encontros oficiais. Ultrapassados os problemas físicos que o afetaram durante o estágio, Ronaldo garantiu na véspera do jogo de Salvador que está bem fisicamente e será titular frente à Alemanha, embora Paulo Bento não tenha adiantado qual será a equipa que vai apresentar. As grandes dúvidas para o onze português parecem estar no meio-campo, entre William Carvalho e Miguel Veloso, e no centro do ataque, em que há três jogadores para um lugar: Hélder Postiga, Hugo Almeida e Éder. Há dois anos, as duas equipas encontraram-se no jogo de estreia do Euro 2012, com a Alemanha a vencer por 1-0, com um golo de Mario Gomez, que ficou de fora da convocatória para o Mundial 2014. Apesar de ter perdido os três últimos encontros frente à Alemanha, Portugal tem um saldo positivo em encontros de estreias em Mundiais, tendo somado três triunfos, um empate e apenas uma derrota, no Mundial 2002, contra os Estados Unidos (3-2, depois de ter estado a perder por 3-0), adversários na segunda jornada do Grupo G do torneio de 2014. A Alemanha, que se vai tornar a primeira equipa a atingir os 100 jogos em Mundiais, tem, segundo o selecionador Joachim Low, todos os jogadores disponíveis, apesar dos problemas com Neuer, Khedira e Schweinsteiger, que no domingo fez exames complementares. O avançado Miroslav Klose precisa de um golo para igualar como o melhor marcador de sempre em Campeonatos do Mundo o brasileiro Ronaldo, que fez, na sua carreira, 15 golos na maior competição de seleções. A Arena Fonte Nova, em Salvador, vai receber a partir das 13h locais (17h em Lisboa), hora já criticada por Paulo Bento, o encontro entre Alemanha e Portugal, que será arbitrado pelo sérvio Milorad Mazic. O estádio é o mesmo onde, na passada sexta-feira, a Holanda goleou a Espanha por 5-1. No outro jogo do Grupo G, defrontam-se Estados Unidos e Gana, enquanto o Irão, comandado por Carlos Queiroz, enfrenta a Nigéria, na primeira jornada do Grupo F, que abriu no domingo com a vitória da Argentina sobre a Bósnia-Herzegovina (2-1).

/Lusa

Maurice Ward

Maurice Ward morreu em 2011 sem ter comercializado ou patenteado a sua descoberta, e a sua fórmula “mágica” ficou perdida para sempre – ou talvez não. Na altura, Ward dizia que além dele, outro membro da sua família conhecia a fórmula do startlite.

Não são poucas as empresas que procuram o misterioso membro da família de Ward que conhece a fórmula. Mas até hoje, a identidade dessa pessoa é desconhecida – e tudo indica que a fórmula do plástico mais resistente do mundo está perdida para sempre.

Já alguém se lembrou de perguntar a Kimberley Ward?

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.