A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

(cv) Mirror Coatings

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida – e poderá estar perdida.

O material foi criado pelo inventor amador britânico Maurice Ward, um ex-cabelereiro apaixonado por ciência, que deu os primeiros passos para a concepção da invenção em meados dos anos 1980.

Tudo começou após uma tentativa mal sucedida de Ward de produzir capôs de plástico para a Citröen. As peças foram trituradas e deitadas ao lixo, e ficaram esquecidas até 22 de agosto de 1985. Nesse dia, um avião com destino à ilha grega de Corfu incendiou-se após a descolagem, em Manchester, Inglaterra, matando 55 pessoas.

O acidente chamou a atenção de Ward, que se propôs a criar um material capaz de resistir a altas temperaturas. Ward começou a fazer experiências misturando e fundindo o material que tinha deitado ao lixo.

Ward testou diferentes fórmulas e foi descartando as que não davam certo, até que obteve um material que, ao ser aquecido, resistiu a uma temperatura de 2.500 °C. Ainda mais impressionante, manteve-se frio ao toque.

Em 1990, a invenção chegou à televisão. No programa da BBC Tomorrow’s World, o apresentador Peter McCann colocou um ovo coberto com starlite sob a chama de um maçarico. O material não emitiu nenhum fumo tóxico, e o ovo não ficou cozido: ao ser aberto, estava cru. O starlite tinha isolado completamente o ovo do calor do fogo.

Outros testes mais sofisticados e rigorosos confirmaram o potencial da invenção, cujo nome, starlite, foi dado pela neta do inventor, Kimberly. Por algum motivo, os testes continuaram a envolver ovos.

O Departamento de Armas Atómicas do Reino Unido revestiu um ovo e submeteu-o a uma exposição de radiação nuclear, com uma temperatura equivalente a 10.000 °C, e os resultados foram impressionantes. Enquanto muitos materiais evaporavam ao passar dos 2.000 °C, o starlite mantinha-se intacto.

Em 1991, uma amostra do material foi submetida a um ataque atómico, numa área de testes nucleares, no Novo México, nos Estados Unidos. Outro teste, realizado no Reino Unido, mostra que o starlite resistiu a uma força equivalente a 75 bombas de Hiroshima.

Os resultados despertaram o interesse da agência espacial norte-americana NASA, e de empresas como a British Aerospace e a Boeing. Mas nenhuma negociação com Ward para comercializar a fórmula rendeu frutos.

Relatos da época indicam que Ward impunha condições excessivas para negociar o starlite. O inventor queria, por exemplo, manter 51% da propriedade. Além disso, exigia que quem quisesse ser seu sócio assinasse um acordo comprometendo-se a não plagiar a fórmula, ou tentar descobri-la a partir do exame do material e seus componentes.

[caption id="attachment_31586" align="aligncenter" width="600"] -[/caption] Portugal estreia-se esta segunda-feira no Mundial 2014, com a Alemanha, numa partida em que contará com Cristiano Ronaldo a 100% e frente a um adversário com quem perdeu nos últimos três encontros oficiais. Ultrapassados os problemas físicos que o afetaram durante o estágio, Ronaldo garantiu na véspera do jogo de Salvador que está bem fisicamente e será titular frente à Alemanha, embora Paulo Bento não tenha adiantado qual será a equipa que vai apresentar. As grandes dúvidas para o onze português parecem estar no meio-campo, entre William Carvalho e Miguel Veloso, e no centro do ataque, em que há três jogadores para um lugar: Hélder Postiga, Hugo Almeida e Éder. Há dois anos, as duas equipas encontraram-se no jogo de estreia do Euro 2012, com a Alemanha a vencer por 1-0, com um golo de Mario Gomez, que ficou de fora da convocatória para o Mundial 2014. Apesar de ter perdido os três últimos encontros frente à Alemanha, Portugal tem um saldo positivo em encontros de estreias em Mundiais, tendo somado três triunfos, um empate e apenas uma derrota, no Mundial 2002, contra os Estados Unidos (3-2, depois de ter estado a perder por 3-0), adversários na segunda jornada do Grupo G do torneio de 2014. A Alemanha, que se vai tornar a primeira equipa a atingir os 100 jogos em Mundiais, tem, segundo o selecionador Joachim Low, todos os jogadores disponíveis, apesar dos problemas com Neuer, Khedira e Schweinsteiger, que no domingo fez exames complementares. O avançado Miroslav Klose precisa de um golo para igualar como o melhor marcador de sempre em Campeonatos do Mundo o brasileiro Ronaldo, que fez, na sua carreira, 15 golos na maior competição de seleções. A Arena Fonte Nova, em Salvador, vai receber a partir das 13h locais (17h em Lisboa), hora já criticada por Paulo Bento, o encontro entre Alemanha e Portugal, que será arbitrado pelo sérvio Milorad Mazic. O estádio é o mesmo onde, na passada sexta-feira, a Holanda goleou a Espanha por 5-1. No outro jogo do Grupo G, defrontam-se Estados Unidos e Gana, enquanto o Irão, comandado por Carlos Queiroz, enfrenta a Nigéria, na primeira jornada do Grupo F, que abriu no domingo com a vitória da Argentina sobre a Bósnia-Herzegovina (2-1).

/Lusa

Maurice Ward

Maurice Ward morreu em 2011 sem ter comercializado ou patenteado a sua descoberta, e a sua fórmula “mágica” ficou perdida para sempre – ou talvez não. Na altura, Ward dizia que além dele, outro membro da sua família conhecia a fórmula do startlite.

Não são poucas as empresas que procuram o misterioso membro da família de Ward que conhece a fórmula. Mas até hoje, a identidade dessa pessoa é desconhecida – e tudo indica que a fórmula do plástico mais resistente do mundo está perdida para sempre.

Já alguém se lembrou de perguntar a Kimberley Ward?

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …