A física quântica é capaz de mudar o ADN humano, sugere um novo estudo

1

qimono / Pixabay

A probabilidade de uma destas mutações quânticas levar a um problema médico é remota.

É difícil conceptualizar o comportamento das partículas subatómicas, as quais são muitas vezes demasiado pequenas, fugazes e contra-intuitivas para conceptualizar em qualquer escala tangível. No entanto, uma nova pesquisa corrobora esta tendência, sugerindo que um fenómeno quântico invulgar poderia ter um sério impacto nas estruturas biológicas, causando mesmo mutações pontuais nas moléculas de ADN.

A novidade é que as ligações de hidrogénio que ligam os dois fios em espiral de ADN são essenciais para um processo quântico invulgar, categorizado como túnel de prótons, segundo uma investigação publicada na revista Physical Chemistry Chemical Physics da Universidade de Surrey.

Os túneis de prótons acontecem quando um um protão desaparece de forma subtil e reaparece noutro do um lado diferente de uma barreira energética ou física. Os protões têm dimensões massivas quando comparados com outras partículas subatómicas que existem nas escala quântica, por isso não é comum ver um túnel de protão como é ver algo como um túnel elétrico. Mas é possível, e quando acontece dentro de uma molécula de ADN, estes podem essencialmente mover átomos para o local errado, o que leva a uma mutação no código genético.

“Há muito que se suspeita que o mundo quântico – que é estranho, contra-intuitivo e maravilhoso – desempenha um papel na vida tal como a conhecemos”, explicou Marco Sacchi, químico e autor do estudo. “Embora a ideia de que algo pode estar presente em dois lugares ao mesmo tempo possa ser absurdo para muitos de nós, isto acontece recorrentemente no mundo quântico e o nosso estudo confirma que a escavação de túneis quânticos também acontece no ADN à temperatura ambiente”.

A probabilidade de uma destas mutações quânticas levar a um problema médico é remota – o artigo científico nota que as moléculas de ADN são capazes de se corrigir a si próprias num curto período de tempo. Mas como acontece com as outras mutações, é possível que estas se instalem e se propaguem através de processo de replicação do ADN, causando potencialmente problemas ou mesmo aumentando o risco de cancro.

“Há ainda um longo e excitante caminho à nossa frente para compreender como funcionam os processos biológicos a nível subatómico”, explicou o também autor do estudo e biólogo quântico Louie Slocombe, “mas o nosso estudo — e inúmeros outros ao longo dos últimos anos — confirmou que a mecânica quântica está em jogo”.