/

A China usou rockets para provocar chuva artificial e garantir o céu limpo numa celebração política

1

O país tem um plano para expandir o programa experimental que controla o tempo e cobrir uma área maior que a Índia.

Quem nunca teve uma festa arruinada pelo mau tempo? Foi para combater este problema que a China usou recentemente a tecnologia que semeia nuvens para garantir que a chuva ou a poluição aérea não estragassem uma grande celebração política que aconteceu este ano.

Esta tecnologia já existe há vários anos e consiste na injecção de pequenas partículas de iodeto de prata nas nuvens que têm muita humidade, que se condensa à volta das novas partículas e torna a nuvem mais pesada, provocando a chuva. Depois desta chuva, há a garantia de bom tempo durante algum tempo.

Na China, o interesse pelo controlo do tempo tem aumentado nos últimos anos, maioritariamente para proteger a agricultura e para se ter o céu limpo para os grandes eventos.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, o governo usou esta tecnologia para garantir o bom tempo e entre 2012 e 2017, o país gastou mais de 1.1 mil milhões de euros nos programas de modificação do tempo, escreve o ZME Science.

O outro benefício é para a poluição do ar, que é um problema comum nas grandes cidades chinesas, mas na celebração dos 100 anos do Partido Comunista Chinês, a 1 de Julho, o governo decidiu colocar o smog em pausa e usar a tecnologia, especialmente porque havia previsões de céus nublados em Julho em Pequim.

A revelação foi feita num estudo da Universidade de Tsinghua citado pelo South China Morning Post, com os cientistas ambientais a afirmarem que uma operação de duas horas foi feita antes da celebração, com os residentes a verem rockets a ser lançados para o céu a 30 de Junho.

A chuva artificial foi provocada com sucesso e os níveis de poluição PM2.5 no ar foram reduzidos em quase dois terços, com a tecnologia aliada à ordem às indústrias que reduzissem a produção na antecipação do evento. Choveu quase todos os dias na semana que antecedeu a celebração e os participantes na missão receberam capas para a chuva como souvenirs.

No ano passado, a China revelou um plano para expandir o programa de modificação experimental do tempo e cobrir uma área 1.5 vezes do tamanho da Índia. O governo quer também ter o sistema implementado até 2025.

Vários outros países também já usaram esta tecnologia. Recentemente, o Dubai usou drones para semear nuvens e os oito estados norte-americanos também já usaram a técnica para tentar combater a seca.

ZAP //

1 Comment

  1. Estes chineses só fazem shit, já não bastava a poluição terrestre e até espacial, agora querem controlar a natureza…..para capricho deles…… e acham eles que vão reduzir poluição com tais experiências…….a natureza acaba por lhes dar a volta….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.