A China iniciou, esta semana, a construção de um dos mais longos túneis ferroviários submarinos de alta velocidade do mundo, com os trabalhos de escavação em curso na secção abaixo do mar.
O túnel Jintang vai ligar Ningbo, uma cidade a sul de Xangai, às ilhas Zhoushan, na província de Zhejiang, leste da China.
Atualmente, Ningbo e Zhoushan estão ligadas por uma ponte sobre o mar e por barcos.
O troço ferroviário de 76,4 quilómetros que ligará ambas foi concebido para comboios que viajam a velocidades até 250 quilómetros por hora.
O Jintang será o terceiro túnel ferroviário submarino mais longo do mundo, depois do Túnel Seikan do Japão e do Canal da Mancha entre o Reino Unido e França.
O tempo de deslocação vai ser reduzido de uma hora e meia de carro para apenas 26 minutos.
Os trabalhos de escavação começaram esta terça-feira a 42 metros abaixo do nível do mar, mas o túnel terá uma profundidade máxima de 78 metros, e um comprimento total de 16,18 quilómetros.
Como explica o Tunnels & Tunnelling, o túnel submarino de Jintang passa sob o canal de Jintang, uma rota marítima vital para o porto de Zhoushan, um dos mais movimentados do mundo em termos de volume de carga.
Espera-se que a obra esteja concluída no final de 2026, devendo a linha ferroviária estar pronta a funcionar em 2028.
O novo túnel vai também ligar Zhoushan à rede ferroviária de alta velocidade do país, reduzindo a viagem entre Zhoushan e Hangzhou de três horas e meia para 77 minutos.
A China construiu a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com mais de 46.000 quilómetros de linhas em funcionamento – número que representa mais de 70% do total mundial.
ZAP // Lusa