A cerveja não tem culpa da barriga de cerveja

1

Beber cerveja com os amigos numa esplanada é um dos prazeres da vida, e talvez por isso algumas pessoas tenham até orgulho na sua barriga proeminente conquistada à base de cerveja.

Mas será a bebida a verdadeira responsável? Afinal, o que é que, na realidade, causa a famosa “barriga de cerveja”?

De acordo com estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause a gordura abdominal: as calorias que engordam vêm do álcool.

O problema de beber generosamente é que isso traz trabalho extra para o fígado, que precisa concentrar-se em queimar o álcool e eliminar a suas toxinas, o que significa que deixam de passar pelo órgão outros alimentos que possa estar a ingerir, como as gorduras da carne, das batatas fritas e de outros petiscos.

Além disso, um copo grande de cerveja tem cerca de 150 calorias. Ao somar o que pode vir a beber numa saída com os amigos, vai perceber que existe aí um grande potencial para ganhar peso.

Se a tudo isto juntamos uma dieta rica em gorduras e hidratos de carbono, a combinação é infalível e a barriga de cerveja será inevitável.

Metabolismo lento

Porque é que este excesso de peso se concentra na área abdominal?

Depois dos 35 anos, o metabolismo do organismo fica mais lento, o que torna difícil queimar tantas calorias.

No caso das mulheres, os quilos extras tendem a acumular-se nos quadris, músculos e nádegas.

Por outro lado, os homens costumam acumular gordura à volta da cintura.

No entanto, para todos os amantes da cerveja que procuram desfazer-se da sua barriga, há um segredo  – que, para além de não ser propriamente secreto, é bastante simples, de acordo com o especialista em nutrição Steve Miller.

A barriga será tão grande quanto o excesso de comida e de bebida e a falta de exercício físico.”

Conclusão: o melhor para perder a barriguinha de cerveja é beber com moderação, evitar alimentos gordurosos e procurar manter-se em forma.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. O que podiam referir é que as bebidas brancas (vodka,tequila), whiskies, aguardentes,etc, têm muitíssimas mais calorias que a cerveja…Assim a barriga deixa de ser de cerveja apenas:)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.