O sebo e o suor são os nossos melhores amigos, quando fazemos exercício físico, sendo os responsáveis pela hidratação e arrefecimento da pele. Por seu turno, o grande inimigo dos nossos melhores amigos pode ser a maquilhagem.
Fazer exercício físico com maquilhagem obstrui os poros, impedindo a libertação de sebo e suor – que desempenham um papel crucial na saúde corporal.
A conclusão é de um estudo, publicado esta quarta-feira no Journal of Cosmetic Dermatology.
O estudo destaca possíveis desvantagens de fazer exercício com base na cara, especialmente devido à (não) hidratação e arrefecimento da pele.
A investigação incidiu em 43 participantes, sobre os quais, primeiramente, foram medidas variáveis como o tamanho dos poros e a produção de sebo em diferentes zonas das suas caras.
A seguir, uma única camada de base foi aplicada no rosto dos participantes, seja nas suas testas ou bochechas, conforme a preferência de cada um.
Depois de 20 minutos de exercício “moderado”, as várias medições da pele foram repetidas, concluindo-se que o sebo foi muito menor nas zonas com base, comparativamente àquelas sem maquilhagem.
“O uso de maquilhagem obstruiu os poros, o que levou a uma carência de sebo”, explicaram os investigadores, citados pela New Scientist.
Como explica a mesma revista, a quantidade “ideal” de sebo é incerta, sabendo-se apenas que em excesso está ligado ao acne; enquanto que a carência pode causar irritação da pele.
A equipa de investigação também reportou que o tamanho dos poros dos participantes aumentou significativamente nas zonas sem base, enquanto que os poros áreas maquilhadas ficaram “presos”.
Os investigadores admitiram que usar maquilhagem durante o exercício físico pode não ter um impacto significativo, mas é preciso agora avaliar “o impacto nos atletas de alto rendimento”.