A atracção da Lua e do Sol contribui para causar terramotos

Cientistas do Serviço Geológico dos EUA concluíram que a atracção gravitacional da Lua e do Sol pode causar terramotos de baixa frequência na Falha de Santo André, o que permite prever grandes sismos.

A eterna dança gravitacional entre o Sol e a Lua não causa apenas as marés e, alegadamente, oscilações do humor das pessoas.

Segundo um estudo de um grupo de geofísicos da U.S. Geological Survey, as interacções gravitacionais entre o Sol e a Lua podem provocar também terramotos.

A conhecida Falha de Santo André, que se estende ao longo de quase 1.300 quilómetros pela costa da Califórnia, é uma formação geológica localizada entre duas placas tectónicas, cuja deslocação pode potenciar a ocorrência de terramotos de grande magnitude.

A falha acumula a tensão criada pelo movimento dessas placas ao longo do tempo e, eventualmente, o seu deslizamento provoca atrito.

A última vez que tal aconteceu foi em 1906, provocando o famigerado terramoto de São Francisco, que causou mais de 300 mil feridos e desalojados na costa ocidental norte-americana.

Segundo os autores do estudo, publicado esta segunda-feira nos Proceedings of the National Academy of Sciences, alguns destes tremores de terra parecem ser desencadeados por forças gravitacionais que “comprimem e esticam” a crosta da Terra.

“Os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente“, explica ao L.A.Times o autor principal do estudo, Nicholas van der Elst.

“Quando a força gravitacional da Lua está a puxar na mesma direcção em que a falha está a deslizar, a falha desliza mais rapidamente”, diz van der Elst.

É uma loucura, não é?”, comenta.

“O que o nosso estudo mostra é que a Falha de Santo André é muito fraca, muito mais do que esperávamos”, acrescenta o investigador, “se considerarmos que há 32 quilómetros de rocha em cima dela.

Ikluft / Wiklimedia

A Falha de Santo André estende-se ao longo de 1290km, na costa leste dos Estados Unidos.

A Falha de Santo André estende-se ao longo de 1290km, na costa leste dos Estados Unidos.

Estes terramotos de baixa frequência, aparentemente influenciados pelas forças gravitacionais, foram identificadas peloa primeira vez há 10 anos, na região de Parkfield, na Califórnia.

O epicentro destes sismos ocorre geralmente abaixo da superfície terrestre, e os seus abalos repercutem-se para outras regiões.

“É por isso que esta informação pode ser muito útil, para prever a ocorrência de possíveis abalos sísmicos” em noutros locais, explica o sismólogo David Shelly, co-autor do estudo.

Segundo os investigadores, as marés mais fortes ocorrem quando o Sol e a Lua estão alinhados, e as mais fracas quando estão a 90°.

São estas mesmas forças que esticam e comprimem a crosta terrestre – embora com um efeito muito menos notório.

Excepto, claro, quando sentimos a terra a tremer-nos debaixo dos pés.

AJB, ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …