O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge detectou cinco casos de pessoas infectadas com o vírus Zika, em Portugal. Todos os afectados contraíram o vírus no Brasil.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), foram detectados cinco casos de Zika em solo nacional, envolvendo “cidadãos que contraíram a infecção quando estavam no Brasil”, reporta o Diário de Notícias.
Este vírus não se transmite entre seres humanos, ocorrendo a infecção por via da picada de mosquitos infectados.
“Os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares”, refere a Direcção Geral da Saúde (DGS) em comunicado.
O vírus tem complicações graves para os fetos, quando as mulheres ficam infectadas durante a gravidez, provocando “microcefalia”, salienta a DGS.
No Brasil, as autoridades já chegaram a aconselhar as mulheres das zonas mais afectadas pelo vírus a adiarem a decisão de engravidar.
O vírus deverá espalhar-se por todo o continente americano, alertou ainda a Organização Mundial de Saúde.
Já foram reportados vários casos do vírus na Europa, todos relacionados com pessoas que ficaram infectadas aquando de viagens até à América do Sul.
Entretanto, o Verão pode vir a facilitar a propagação do vírus em solo europeu, nomeadamente na Madeira, conforme explica o infecciologista Jaime Nina à Renascença.
Este especialista nota que a presença do mosquito Aedes Aegypti no Arquipélago poderá espalhar o vírus com mais facilidade nos dias quentes, altura em que há também mais mosquitos.
ZAP
Porque será que de vez em quando, aliás, frequentemente, se dão tantas pandemias de há uns anos para cá? gripes das aves, suína, vacas loucas, ébola, etc e agora o zica.
Terá a ver com lobby da industria farmacêutica?
Guerra biológica?
Aeronaves nas altas camadas da atmosfera a largar virus? em alguns países?
Contaminações de águas públicas?
????