Tempestade de neve histórica já fez 17 mortos nos EUA

1

Pelo menos 17 pessoas morreram depois de uma forte nevasca, baptizada como Jonas, ter atingido a Costa Leste dos Estados Unidos.

Calcula-se que cerca de 50 milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo mau tempo, e este número pode aumentar nas próximas horas.

É a maior tempestade dos últimos anos, com ventos fortes e queda recorde de neve. O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu o nevão como “histórico”, justificando a tomada de precauções sem precedentes.

Louis Uccellini, director do serviço, estima que a tempestade “poderá facilmente causar mais de mil milhões de dólares em danos.”

O mau tempo afecta 22 dos estados do país, sendo que o Tennessee, Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Pensilvânia, Nova Jersey e o Distrito de Columbia declararam já o estado de emergência.

As autoridades pediram aos cidadãos que não deixem as suas casas.

Na Carolina do Norte, seis pessoas morreram num acidente ocorrido numa estrada coberta por uma camada de gelo, o que a deixou extremamente escorregadia.

A falta de energia já atingiu 80 mil consumidores em Nova Jersey e oito mil na Virgínia, que também registou mais de mil acidentes de trânsito.

Muriel Bowser, presidente da Câmara da cidade de Washington, uma das mais afectadas, realçou que “esta é uma grande tempestade, com implicações de vida ou morte“.

No Kentucky, milhares de veículos ficaram presos numa estrada interestadual. Forças de resgate tiveram que levar água, combustível e comida às pessoas que não conseguiram deixar os veículos.

Os transportes públicos não funcionam durante todo o fim de semana nas principais cidades dos estados afectados.

7000 voos já cancelados

Segundo os serviços de meteorologia americanos, a visibilidade nos principais aeroportos da região que servem a região – John F. Kennedy, LaGuardia e Newark – esteve reduzida a zero, e quase 7 mil voos tiveram que ser cancelados.

Entre estes contam-se vários voos que iriam fazer a ligação de Lisboa à cidade de Newark, no estado de Nova Jérsia.

As ligações aéreas que estavam previstas deverão realizar-se no domingo, dependendo da evolução das condições meteorológicas.

Em Washington, Baltimore e Delaware, as arquidioceses lembraram aos católicos que as condições meteorológicas são uma desculpa legítima para faltar à missa este domingo.

ZAP / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.