O anúncio publicitário a uns comprimidos que prometem clarear a pele está a ser alvo de revolta entre os tailandeses.
“Só precisas de ser branca para vencer”. É este o slogan do anúncio que está a causar polémica na Tailândia e a reacender um novo debate sobre o racismo.
A publicidade tem origem nos novos comprimidos da empresa Seoul Secret e que têm como objetivo embranquecer a pele de quem os tomar.
Além disso, a campanha conta com uma atriz tailandesa como protagonista do anúncio, que afirma só estar onde está hoje exatamente pelo seu tom ‘esbranquiçado’.
“Para estar onde estou hoje a competição foi muito renhida. Não é fácil ficar no topo por muito tempo. Se alguma vez parar de tomar conta de mim mesma, a tudo o que me tenho dedicado, ao investimento da minha ‘brancura’, tudo acaba”, afirma a atriz no vídeo promocional.
Depois da publicidade se tornar pública, foram várias as críticas que chegaram à empresa tailandesa. Muitos sugerem até um boicote a todas as empresas que estimulem este tipo de comportamento que inferioriza outras raças.
Pressionada pela revolta dos cibernautas, a empresa responsável pelo produto decidiu fazer um pedido de desculpas oficial e retirar o vídeo.
A busca por uma pele branca acaba por ser quase uma obsessão na Tailândia e são vários os cosméticos à venda, quer em farmácias quer em perfumarias, que manipulam a população a esconder as suas verdadeiras origens.
ZAP / Portal Fórum
Bom… o anúncio diz em voz alta aquilo que muito racista anda para aí a gritar em voz ainda mais alta.