O problema que tanto tem prejudicado os lesados do BES pode vir agora a repetir-se com cerca de 40 mil pequenos acionistas do Banif.
A resolução do Banif vai causar perdas a milhares de pequenos acionistas que investiram no banco, segundo as informações apuradas esta segunda-feira pelo Diário Económico.
No total, são 39.728 pessoas que agora se encontram na lista de lesados do Banco Internacional do Funchal, um número de acionistas que representava 31,33% do capital.
Com a solução encontrada para o Banif, estas pessoas passam agora a ser acionistas do “Banif mau”, perdendo assim a totalidade do dinheiro investido.
Também os grandes acionistas, que detêm 60,5% do capital nos quais se inclui o Estado, bem como os herdeiros de Horácio Roque (6,95%) e a Auto-Industrial (1,87%) vão contabilizar despesas.
Entre todos, é o Estado quem tem mais prejuízos, depois de uma perda que chega aos 825 milhões de euros, tendo recuperado apenas os 150 milhões que o Santander pagou pelos ativos “saudáveis” do banco.
Além disso, também a resolução do banco madeirense implica um novo apoio estatal na ordem dos 2,2 mil milhões de euros, uma ajuda que vai aumentar o défice deste ano em mais de 1 ponto percentual.
O Governo e o Banco de Portugal decidiram na semana passada vender o Banif ao Santander Totta por 150 milhões de euros.
ZAP
Não tenho pena nenhuma deste tipo de sanguessuga, quando pedi ajuda ao povo do qual todos vós estais incluídos, apelo esse feito na minha página social do facebook e dos meus dois blogues, por estar invalidado e sem qualquer tipo de recursos derivado ao meu problema de saúde que infelizmente está pior, o povinho teve a lata de me chamar de burlão, vigarista e chulo, não houve uma alma caridosa que me desse um cêntimo para ajuda dos medicamentos, a minha causa era justa, honesta, sincera e verdadeira e ainda hoje o é, pois continuo na mesma situação, se não fosse a caridade de algumas pessoas eu já estava deitado numa valeta qualquer.
Exprimo desta maneira de que ainda são poucos os lesados, devia haver mais e haverão para aprenderem que quem tudo quer nada tem, foi os do Bes, agora os do Banif, em breve serão os do Montepio e por aí fora até que todos fiquem de bolsos vazios e os banqueiros que já estão ricos fiquem mais ricos, era bom isso acontecer para saberem o quanto custa não ter um cêntimo no bolso, sentir o que sofri durante este ano e ainda sofro, se tivessem a minha riqueza no banco, saldo actualizado à data de hoje (000.000.01€), se vivessem das esmolas como eu, da sucata que apanho, junto e vendo e na graça de Deus não preciso de roubar, saberiam dar valor aos outros e viveriam mais felizes, os banqueiros não teriam tanto dinheiro para roubar, espero que o Estado vos mande agora onde me mandastes vós e sem um tostão no bolso, se estais à espera que vos pague (Bes e Banif), o meu saldo diz tudo, enfim esta é para os espertos dos portugueses que julgavam ir comer toda a vida à custa dos outros, bem feitoooooo, agora toca a abrir o champanhe e a festejar, quero ver a vossa folia, temos pena.